quinta-feira, 16 de abril de 2009

PADRE JOÃO NETO FALA SOBRE A PÁSCOA EM NOITE DE FORMAÇÃO

O Movimento Familiar Cristão proporcionou aos mefecistas maceioenses uma Noite de Formação com o Padre João Neto, que falou sobre a “Páscoa” na noite de ontem (15) no auditorio da Faculdade de Teologia, no bairro do Farol.

Para um auditório lotado de mefecistas dos diversos grupos de base, Padre João Neto explicou da importância da Páscoa que é um evento religioso cristão, considerado como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta altura do ano 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A suposta última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Jesus por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

Padre João Neto falou da importância do Movimento Familiar Cristão e da necessidade de seus membros seguirem os Evangelhos e viverem a verdadeira Páscoa Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário