sexta-feira, 31 de julho de 2009

FALECEU DONA ZÉLIA, MÃE DE BETH DE CLÁUDIO.

Comunicamos com pesar o falecimento de Dona ZÉLIA DELGADO LOPES FERREIRA, mãe da ex-coordenadora do MFC MACEIÓ, Beth de Cláudio Marques (Grupo Vida).
-
Convidamos a todos para o sepultamento que acontecerá neste sábado, 1º de Agosto, às 11 horas no Cemitério Campo Santo Parque das Flores. Às 10 horas acontecerá uma Missa no local.
-
Agradecemos a todos que comparecerem a esse ato de fé e piedade cristã.

ARAUTOS DA ALEGRIA EM AÇÃO NA CRECHE-ESCOLA JESUS DE NAZARÉ

Os Arautos da Alegria estiveram reunidos e decidiram ajudar na estruturação da Creche-Escola Jesus de Nazaré, fundada em 1997 e que atua na região do Tabuleiro do Martins.
-
A Creche-Escola Jesus de Nazaré não recebe apoio e nem recursos públicos e depende unicamente de doações. Recentemente, conseguiu se credenciar no Projeto Mesa Brasil, do Senac. Entretanto, para que possa continuar participando do projeto, se faz necessário adequar a cozinha e o refeitório aos padrões exigidos pelo Senac.
-
Os Arautos da Alegria procuram mobilizar pessoas físicas e jurídicas para arrecadar doações e mão-de-obra para a reforma da creche-escola, e toda ajuda e colaboração será bem vinda.
-
Os Arautos da Alegria é formado por mefecistas de diversos grupos de base do MFC MACEIÓ que já vem atuando conjuntamente em ações filantrópicas, tendo já atuado na Creche-Escola Jesus de Nazaré promovendo os Natais de 2007 e 2008 para as crianças carentes, além de outras ações, como pode ser visto no vídeo produzido pelos Arautos da Alegria em
http://www.youtube.com/watch?v=Tv7cvXxaFXY.
-
Aqueles que desejarem participar desse projeto devem manter contato com os mefecistas Flávio/Lucila, Neto/Rita, João Cassella/Patrícia, Ailson/Simone, Tião/Suely ou qualquer outro membro dos Arautos da Alegria que estão também na Internet no endereço
http://arautosdaalegria.blogspot.com.

quinta-feira, 30 de julho de 2009


A CRUEL IDADE
-
Nunca gostei de chamar a terceira idade de melhor idade. Agora, que sou quase sexagenário, estou ainda mais convencido de que essa não é a melhor idade. Não posso dizer também que é de todo ruim envelhecer, mas algumas transformações mais atrapalham do que animam a vida. Essa história de dizer que é bom envelhecer porque vamos ficando mais experientes em muitas coisas, deixa-me sempre com a sensação de que bom mesmo é ser jovem e inexperiente. Bom mesmo deveria ser alcançar a experiência ainda jovem, para não cometer tanta insensatez. Uma delas, a de levar a vida trabalhando para o governo na esperança de um dia descansar (não definitivamente – risos).
-
Todos que trabalham pensam em um dia estar definitivamente aposentado (não terei essa chance, vou morrer trabalhando) para viver o justo repouso. Para muitos, a chegada desse momento é o período de maior decepção. Uns sentem falta do trabalho porque a vida os viciou, mas na verdade ao parar de trabalhar muitos percebem que a vida de aposentado é um verdadeiro tormento.
-
Ontem atendi a um paciente de 76 anos que já frequenta habitualmente minha clínica desde a época em que ainda trabalhava num consultório situado à Rua da Alegria. Seguramente, mais de 20 anos de acompanhamento cardiológico. Já não vivemos uma mera relação médico/paciente, mas uma relação de amigos (às vezes até brigamos, muitas vezes nos divertimos um com o outro). Nessa última visita percebi que estava muito entristecido. Procurei ver o que se passava e ele me revelou cabisbaixo: “doutor, depois de tantos anos de convívio eu vou lhe abandonar. Não que esse seja o meu desejo, mas o problema é que não consigo mais pagar o valor de meu plano de saúde. Tenho que fazer uma opção entre comer ou pagar o meu plano em dia”.
-
Completou seu desabafo diante do desrespeito que tem o governo com essa categoria, e acrescentou laconicamente: “o meu salário não sobe há muito tempo e nada posso fazer para reivindicar. Que força tem um aposentado para exigir respeito? Os ativos fazem greve. O único protesto que posso fazer é realizar a greve inversa, ou seja, voltar a trabalhar, e para isto já não sirvo”. Deu-me vontade de chorar ao ouvir aquele desabafo, e ao mesmo tempo pela despedida depois de tantos anos de convívio, porque o incentivei a continuar comendo.
-
Ao mesmo tempo fiquei imaginando que naquela idade as doenças não poupam ninguém, e justo quando ele mais precisa ter um plano que assegure o seu direito de ser atendido vai ficar na dependência de um sistema de saúde que universaliza apenas o descaso.
-
Uma outra cliente, também já aposentada, definiu a crueldade da cruel idade como sendo: “aquele tempo da vida em que até genérico fica caro”.
-

quarta-feira, 29 de julho de 2009

COMUNICADO DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Dona LURDIVINA COSTA MOTA,
avó do nosso companheiro mefecista GILSON ROMEIRO.

Convidamos a todos para o sepultamento que acontecerá às 17 horas desta quarta-feira, 29 de julho, no Cemitério Campo Santo Parque das Flores.

Agradecemos a todos que comparecerem a esse ato de fé e piedade cristã.
___________________________________________________________________
Nossos relacionamentos, nossas vivências, nossas atuações no MFC, geram um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade e de simpatia, resultando nas nossas grandes amizades fixadas ao plano de Deus.

26ª NUCLEAÇÃO: 2ª REUNIÃO DE TRABALHO SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA (29)

Confirmada para as 19h30min de hoje (29), no auditório do MASCATE MALHAS a 2ª REUNIÃO DE TRABALHO DA 26ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ.
-
Participarão dessa 2ª Reunião de Trabalho os Casais Tesoureiros, Casais Liturgia, Casais Secretários, Casal Bem Estar, Casal Ligação, Casais Boutique, Equipe de Canto, Equipe de Vigília, Equipe de Marta, Equipe de Paulo Apóstolo, Casais Auxiliares de Comunidade, Dirigentes e Assessores.
-
Os trabalhos se iniciarão com a oração inicial, seguida de um momento de espiritualidade e com o mefecista Cláudio Marques (Grupo Vida) falando sobre o tema “SENTIDO E OBJETIVOS DAS PALESTRAS”. Dando prosseguimento haverá levantamento de dúvidas, avisos, construção da Pauta da 3ª Reunião no dia 10/08/2009, comunicados diversos, avaliação e oração final.
-
Os dirigentes da 26ª Nucleação lembram a importância da participação de todos os Casais Coordenadores nas reuniões de trabalho para que a 26ª Nucleação do Movimento Familiar Cristão de Maceió seja coroada de muito sucesso.

terça-feira, 28 de julho de 2009

ARAUTOS DA ALEGRIA

Os ARAUTOS DA ALEGRIA nasceu de uma necessidade cristã em desenvolver ações filantrópicas em prol de pessoas que precisam não somente de ajuda material, mas, de uma perspectiva para um futuro com mais dignidade.
-

Os ARAUTOS DA ALEGRIA é um grupo formado por pessoas de diferentes classes sociais, profissionais e crenças religiosas, atuando como voluntários em projetos de apoio e viabilidade junto a instituições públicas e/ou privadas que realizam um trabalho de assistencialismo social.

-

Os voluntários ARAUTOS DA ALEGRIA identificam as instituições que prestam serviços a comunidades carentes e trabalham para estruturá-la para que ela possa ser auto-sustentável.

-

Os ARAUTOS DA ALEGRIA é formado por mefecistas de diversos Grupos de Base do MFC MACEIÓ. O foco principal são as pessoas e o maior incentivador é Jesus Cristo.

-

Os ARAUTOS DA ALEGRIA já têm seu espaço na Internet e pode ser acessado através do endereço http://arautosdaalegria.blogspot.com

segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMUNICADO IMPORTANTE

A Santa Missa anunciada durante a 1ª Reunião de Trabalho da 26ª Nucleação, no auditório da APALA, que aconteceria nesta terça-feira, dia 28, na Igreja do Aldebaran, não se realizará em virtude do pároco estar viajando.
-
Agradecemos a compreensão de todos.
-
Neto e Rita

domingo, 26 de julho de 2009

FAÇA SUA PARTE, DOE ROUPAS A APALA E SALVE VIDAS

Clique na imagem para ampliar

VEM AÍ A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Evento anual que hoje faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil. Teve início em 1992, como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional. Este ano de 2009, a Semana Nacional da Família acontece de 09 a 15 de agosto.
-

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família”, cujo tema deste ano é: “Família, Igreja Doméstica, Caminho para o Discipulado”, em articulação e comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética num compromisso conjunto com o Ano Catequético.
-
A obra, que já está em sua décima terceira edição com uma tiragem de 190.000 (centro e noventa mil exemplares), começou a ser editada desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicada anualmente. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família, no mês de agosto. A publicação ainda traz sugestões de celebrações e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, entre outras.
-
O livro Hora da Família pode ser adquirido junto à Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília, pelo telefone (61) 3443-2900, ou junto aos casais coordenadores dos Regionais da CNBB.


XVII SEMANA DO TEMPO COMUM
EVANGELHOS DA SEMANA: De 26/07 a 01/08/2009

DOMINGO João 6,1-15
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9”Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. – Palavra da salvação.

SEGUNDA-FEIRA Mateus 13,31-35
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O reino dos céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”. – Palavra da salvação.

TERÇA-FEIRA Mateus 13,36-43
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao reino. O joio são os que pertencem ao maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. – Palavra da salvação.

QUARTA-FEIRA João 11,19-27
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. – Palavra da salvação.

QUINTA-FEIRA Mateus 13,47-53
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali. – Palavra da salvação.

SEXTA-FEIRA Mateus 13,54-58
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé. – Palavra da salvação.

SÁBADO Mateus 14,1-12
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes, 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. – Palavra da salvação

AGOSTO A GOSTO DE DEUS NA ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ

Fernando e Luciana Fon, Casal Ligação do MFC Maceió com a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Maceió, informa as atividades da Arquidiocese de Maceió, onde a participação dos mefecistas maceioense é fundamental e importante. Veja a programação:

DIA 11 – Missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício de Dom Antônio Muniz Fernandes, às 19:30 hs na Catedral.

DIA 12 – Jantar comemorativo do aniversário de Dom Antônio Muniz Fernandes, às 19:30 hs no Iate Clube Pajuçara.

DIA 16 – Caminhada da Família, com concentração às 7 hs e saída às 8 hs na Praça Artur Ramos (Vila Bancária) em direção ao Mirante do Jacintinho (em frente ao antigo Supermercado Santa Helena) onde acontecerá o encerramento com uma Missa.

DIAS 28 e 29 - Encontro de formação do Laicato com o palestrante Carlos Signoreli.

O individual para o Jantar ao preço de R$ 35,00 e as camisetas para a Caminhada da Família ao preço de R$ 10,00 já estão disponíveis para os mefecistas, e maiores informações podem se adquiridas através dos telefones 9308-1105 e 3235-6000 com Luciana Fon.

26ª NUCLEAÇÃO: REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

Com grande participação de mefecistas, aconteceu no último dia 22, a 1ª REUNIÃO DE TRABALHO da 26ª NUCLEAÇÃO do Movimento Familiar Cristão de Maceió, no auditório da APALA.
-
Na oportunidade foram apresentados oficialmente a Equipe Dirigente, os Casais Secretário, Tesoureiro, Liturgia, Bem Estar, Ligação, Boutique, os Casais Coordenadores das Equipes de Marta, Paulo Apostolo, Vigília, Canto, os Casais Auxiliares de Comunidades e as Assessorias Especiais.
-
“Todos estão de parabéns pela objetividade, tranqüilidade, compreensão e respeito vivenciados durante o nosso primeiro encontro de trabalho, que são atitudes fundamentais ao sucesso de nossa missão evangelizadora. Obrigado de coração”. Disse Helion, vice-coordenador geral da 26ª Nucleação.
-
A 2ª Reunião de Trabalho já está marcada para o dia 29 de julho, às 19:30hs, no auditório do MASCATE MALHAS (Av. Fernandes Lima – viz. a Casa da Indústria – Farol) com dirigentes, coordenadores e assessores.
-
VEJA QUEM É QUEM NESSA 26ª NUCLEAÇÃO
-
Casal Coordenador Geral:
Dorgivan e Virgínia

Casal Vice-Coordenador Geral:
Helion e Verônica

Casais Secretários:
Betuca e Tânia / Fiel e Claudete

Casais Tesoureiros:
Felipe e Daniela / Ana e Roberto

Casais Liturgia:
Décio e Meia / Artur e Margot

Casal Bem Estar:
Charley e Dani

Casal Ligação:
Vamberto e Marly

Casais Boutique:
Shahid e Alessandra / Dácio e Anny

Equipe de Canto:
Fernando e Luciana / Milton e Val

Equipe de Vigília:
Daniel e Maysa / Miguel e Marta

Equipe de Marta:
Ermi e Sandra / Luiz e Ângela

Equipe de Paulo Apóstolo:

João Cassella e Patrícia

Conselho de Apoio e Orientação à Nucleação:
Cláudio e Beth / Gastão e Eluza / Porfírio e Gal / Fernando e Luciana

Assessores Especiais da Equipe de Dirigentes:
Cláudio e Beth / Gastão e Eluza / James e Fátima / Jorge e Penha / Julio e Sônia / Fernando e Luciana

Casais Auxiliares de Comunidade:
Gastão e Eluza / Flávio e Lucila / João e Patrícia / Fiel e Claudete / Neto e Rita / Ailson e Simone / Dorgivan e Virgínia / Ronaldo e Kelly
-

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PAIS SERÃO HOMENAGEADOS COM JANTAR NO SPETTUS STEAK HOUSE

O Movimento Familiar Cristão de Maceió promove um Jantar Musical para homenagear os pais mefecistas no próximo dia 7 de agosto, uma sexta-feira, no restaurante Spettus Steak House, no bairro de Ponta Verde, com inicio previsto para às 20 horas.

Haverá sorteio de prêmios, muita música e espiritualidade para homenagear os atuais e futuros papais do nosso MFC, além é claro, de um gostoso jantar rodízio em um agradável ambiente com ar refrigerado.

O custo para aquisição dos convites é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por pessoa. Além do melhor rodízio de carnes nobres da cidade, o convite dá direito a águas, refrigerantes e cervejas.

As reservas de convites poderão ser efetuadas com Vamberto/Marly ou através do e-mail
jorge@mfcmaceio.com, informando nome, grupo de base, telefone e endereço para entrega dos convites.

quinta-feira, 23 de julho de 2009


AMPLIANDO O CONCEITO DE AMIZADE
-
Nesta semana comemorou-se (pelo menos na internet) o dia do amigo. É interessante quando alguém, que curte esse tipo de comemoração, faz uso de sua longa lista de e-mails e dispara uma mensagem lembrando da data e do valor de se cultivar amigos. Na verdade, a lista corresponde aos que pertencem à sua realidade de amizades, mas, quando começa a circular, muitos vão se identificando e acaba virando uma verdadeira corrente de mensagens positivas.
-
Estava alimentando uma dessas correntes, que até me ajudou a descobrir uma amiga com quem não falo há bastante tempo, quando tive vontade de refletir sobre essa necessidade, tão forte e humana, de se ter amigos. Sempre alimentei essa inclinação como a melhor política a ser exercitada. Ter amigos representa a certeza de que temos sempre alguém com quem repartir as nossas derrotas e vitórias. De que adianta almejar uma grande conquista, se não temos com quem compartilhar a alegria sem perceber nenhuma atitude de inveja ou de estranhamento. Do mesmo modo, como é difícil num momento de dor ou de inquietação não encontrarmos com quem dividir a nossa tristeza.
-
Lembro-me de um colega que uma vez me disse que não sentia necessidade de ter muitos amigos. Vivia bem na sua solidão, embora revelasse que ao regressar sem ter com quem conversar ou mesmo contar as surpresas de uma viagem sentava-se ao lado do seu cão de estimação e desabafava. Dizia ele que um cachorro amigo é sempre melhor que um amigo cachorro. Até porque, seu cão de estimação ouvia tudo atentamente, parecendo concordar com seus pensamentos, sem interrompê-lo enquanto falava.
-
Costumamos dizer que amigos a gente conta nos dedos. Que pena! Se adicionarmos os dedos dos pés, assim mesmo a nossa lista de amigos chegará ao máximo de vinte.
-
Tenho em São Paulo vários amigos, mas vou dedicar esse dia a um deles. Meu colega de clínica, o Jassen, está com sua esposa fazendo um tratamento médico em São Paulo desde novembro do ano passado. Logo que para lá eles se deslocaram, procurei ativar a minha rede de amigos para apoiá-los. Um desses amigos ativado, o Carlos Machado, logo se apresentou, e tenho certeza de que a sua presença ajudou-os bastante. Ele mora no outro lado da cidade e para chegar ao local da visita cumpre uma longa viagem.
-
Recentemente nos encontrarmos e fui agradecer pela solidariedade prestada ao Jassen e a Jaqueline. Ele não deixou nem que concluísse essa minha tentativa, arrematando: “Marco, eu é que devo a você essa chance de conhecer um casal tão maravilhoso”. Essa caminhada que realizamos aos sábados (eu e Toninha – sua esposa) já faz parte de nossa vida. Nós é que já estamos pensando como será no dia em eles voltarem para casa. Ser amigo é: “gostar do amigo do amigo”.

terça-feira, 21 de julho de 2009

CONFIRMADA A 1ª REUNIÃO DE TRABALHO DA 26ª NUCLEAÇÃO

A Coordenação Geral da 26ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ confirmou para esta quarta-feira, 22 de julho, no auditório da APALA (Travessa Robert Simonsen, 178 – Gruta – por trás do Hospital do Açúcar), impreterivelmente às 19hs30min, uma nova e profícua missão de evangelização, com o inicio das preparações da “26ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ”.
-
Toda a família mefecista deve comparecer a essa 1ª Reunião de Trabalho e Formação, principalmente os mefecistas que trabalharão, e aqueles que desejarem trabalhar nessa 26ª Nucleação.
-
Os trabalhos se iniciarão com a oração inicial, seguida de um momento de espiritualidade com a Irmã Noberta com o tema “Sentido da Vida”. Em seguida, os casais coordenadores da 26ª Nucleação farão à apresentação das Equipes; apresentação dos palestrantes; calendário de reuniões; disponibilidade de recursos audiovisuais; planejamento do cronograma das reuniões das equipes de Canto, Marta, Secretária, Tesouraria e Paulo Apóstolo.
-
Na reunião haverá levantamento de dúvidas e avisos dos Casais Tesoureiros, Casais Liturgia, Casais Secretários, Casal Bem Estar, Casal Ligação, Casais Boutique, Equipe de Canto, Equipe de Vigília, Equipe de Marta, Equipe de Paulo Apóstolo e Casais Auxiliares de Comunidade. A reunião terminará com os assuntos diversos, avaliação e a oração final.
-
A coordenação geral da 26ª Nucleação espera contar com a relevante participação de todos os mefecistas nessa primeira reunião de trabalho, na certeza do sucesso de mais uma Nucleação do Movimento Familiar Cristão de Maceió.

domingo, 19 de julho de 2009

-
XVI SEMANA DO TEMPO COMUM
EVANGELHOS DA SEMANA: De 19 a 25/07/2009
-
DOMINGO Marcos 6,30-34
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. – Palavra da salvação.
-
SEGUNDA-FEIRA Mateus 12,38-42
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 38alguns mestres da lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do sul se levantará contra essa geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”. – Palavra da salvação.
-
TERÇA-FEIRA Mateus 12,46-50
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.
-
QUARTA-FEIRA João 20,1-2.11-18
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isso, Maria voltou-se para trás e viu Jesus de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”. E contou o que Jesus lhe tinha dito. – Palavra da salvação.
-
QUINTA-FEIRA Mateus 13,10-17
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não vêem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir sem nada entender. Havereis de olhar sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação.
-
SEXTA-FEIRA Mateus 13,18-23
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19todo aquele que ouve a palavra do reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”. – Palavra da salvação.
-
SÁBADO Mateus 20,20-28
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. – Palavra da salvação.
-

sábado, 18 de julho de 2009

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM


PAUSA NA CAMINHADA
Pe. Nilo Luza, ssp


Na primeira parte do evangelho, vemos que os discípulos, após o retorno de uma missão, se reuniram com o Mestre e lhe contaram o que tinham feito e ensinado. Nesse texto, podemos perceber três momentos importantes da caminhada dos evangelizadores – ministros, agentes de pastoral e lideranças comunitárias: avaliar, rezar e descansar.
-
Avaliar a caminhada é próprio de toda organização. Sobretudo no fim do ano, as empresas avaliam os lucros do período e projetam os rumos para o ano vindouro; muitas comunidades cristãs têm suas assembléias para avaliar o que foi feito e pensar o futuro.
-
A avaliação é sempre importante para ver o que foi bom, positivo e representou conquistas e também para ver o que se deixou de realizar. Uma comunidade que não avalia pode cair na mesmice.
-
Jesus convida seus seguidores a se retirar a um lugar deserto, entrar em contato com Deus pela oração e, assim, buscar novas forças para a missão. Os discípulos, junto com seu Mestre, fazem planos e elaboram programas, iluminados pela palavra de Deus. Sem a oração e a reflexão em torno do evangelho, há o perigo de as lideranças comunitárias caírem num ativismo frenético e desgastante. Ou, pior ainda, realizam suas tarefas seguindo só e unicamente os próprios impulsos, sem ouvir os outros e buscar iluminação nos ensinamentos de Jesus.
-
Os evangelizadores e missionários precisam também descansar. Como qualquer filho de Deus tem direito ao descanso, ao lazer, a férias... O descanso também ajuda a “carregar as baterias”, como se diz na linguagem popular. Muitos fiéis reclamam quando buscam ajuda ou algum serviço junto ao ministro e não o encontram, mas devem saber que os evangelizadores também necessitam de momentos de descanso. O que não pode acontecer é a comunidade ficar abandonada, sem ninguém para atender quem a procura.
-
Avaliar, rezar e descansar faz parte da vida do cristão e de todos os que se põem a serviço da comunidade. É, ao mesmo tempo, direito e dever e, com certeza, ajuda a melhorar a missão.
-
EVANGELHO Marcos 6,7-13
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação.
-

9º ENCONTRO DE AMIGOS DE ALAGOAS X AMIGOS DE GUARABIRA TEM FESTA HOJE NA STRATÉGIA EVENTOS COM A BANDA CONECÇÃO LATINA

Quando chegaram a Maceió na tarde de ontem (17), a caravana com os Amigos de Guarabira foram recepcionados no Palácio República dos Palmares onde receberam as boas vindas dos Amigos de Alagoas, dos Secretários Estaduais da Cultura, Dr. Osvaldo Viégas e Educação, Prof. Rogério Teófilo, e do Lider do Governo, Deputado Estadual, Alberto Sextafeira.

Na oportunidade, representando o Governador Teotônio Vilela Filho, o Secretário da Cultura, Osvaldo Viégas, entregou a um casal Guarabirenses, “Botons do Governo de Alagoas” e deu boas vindas aos Amigos de Guarabira.

Após a recepção no Palácio República dos Palmares, as comitivas de Guarabirenses e Alagoanos se dirigiram ao “Museu Palácio Floriano Peixoto”, onde foram recepcionados pelo Diretor Fernando Lobo, que explicou que a finalidade do Museu é à preservação do patrimônio arquitetônico e dos bens materiais que compõem o acervo da antiga sede do governo, bem como a promoção de iniciativas de valorização da memória cultural alagoana, através da história de Alagoas e dos seus governantes.

Já na Embaixada Guarabirense (Rancho Pé de Pinhão - Marechal Deodoro) a comitiva visitante recebeu a chave da Embaixada Guarabirense, regada a champagne e fogos. Houve mensagem para reflexão com Marly, Show de Forró Pé de Serra, Jantar, tendo seu encerramento acontecido na madrugada deste sábado (18).

Na manhã deste sábado (18), no Estádio Rei Pelé, aconteceu o tradicional jogo de futebol entre as equipes de Guarabira e Alagoas, tendo a equipe visitante conquistado o “Troféu Edécio Lopes”, homenagem dos Amigos de Alagoas e Amigos de Guarabira a esse fenômeno da radiofonia alagoana que faleceu recentemente.

Após a partida de futebol, as delegações visitaram as instalações do Museu dos Esportes Edvaldo Santa Rosa – DIDA, onde aconteceu a entrega dos troféus ao melhor jogador da partida, campeão e vice-campeão. Também no Museu dos Esportes Edvaldo Santa Rosa - DIDA, o Secretário Estadual Adjunto de Esportes, Jorge VI, deu as boas vindas a delegação visitante, colocando as instalações do Estádio Rei Pelé sempre a disposição dos Amigos de Alagoas e Amigos de Guarabira. Familiares de Edécio Lopes receberam a comenda “GENTE QUE FAZ ALAGOAS”, pelos relevantes serviços prestados por Edécio Lopes a Alagoas. Outra que foi homenageada com uma placa foi Marly Souza Marinho.

Ao meio dia as caravanas seguiram para a APALA (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos do Estado de Alagoas), onde aconteceu uma palestra sobre a instituição e suas atividades, em seguida foi servido o almoço no refeitório da APALA.

Na tarde deste sábado, as delegações visitam o “Memorial à República”, retornando às 16 horas à “Embaixada Guarabirense” (Rancho Pé de Pinhão - Marechal Deodoro) para os preparativos finais para a grande festa de hoje a noite na Casa de Festas “STRATEGIA EVENTOS”, onde acontece a “FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO” entre os “Amigos de Guarabira x Amigos de Alagoas”, com a participação musical da Banda Conexão Latina, entrega da Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” a 10 personalidades alagoanas que mais se destacaram em 2008/2009, entre eles, o mefecista Marco Mota, ex-coordenador Latino-Americano do Movimento Familiar Cristão.

A “FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO” entre os “Amigos de Guarabira x Amigos de Alagoas” se inicia às 20hs30min com a chegada da delegação Guarabirense a Casa de Festas “Strategia Eventos”. Somente terá acesso a festa, os portadores do passaporte que dá direito a participar de toda a festa com refrigerante, cerveja, água, whisky, jantar e Banda Conexão Latina incluso.

Os agraciados para receberem a Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” são as seguintes personalidades alagoanas: ANTÔNIO MUNIZ (Arcebispo de Maceió); MARIA DE FÁTIMA CANUTO (Rede Feminina de Combate ao Câncer); MANOEL HENRIQUE (Padre); YOHANSSON FERREIRA DO NASCIMENTO (Atleta Paraolímpico); HELENA SOARES (Voluntária – Acolhe pessoas com HIV); Marco Antonio Mota Gomes (Médico Cardiologista); Eliezer Setton (Músico e Compositor); João Neto (Padre); NEIDE CAVALCANTE (Associação das Senhoras da Caridade) e GERALDO MAGELA (Procurador de Justiça).

No domingo, 19, a programação se inicia as 8hs30min com Missa de agradecimento, no Oratório do Rancho Pé de Pinhão. Em seguida, Show com Grupo de Pagode, piscina, jogo no campo de futebol society, churrasco, refrigerante, cerveja, etc. Às 14 horas a delegação Guarabirense segue com destino a Cidade de Guarabira.
-

sexta-feira, 17 de julho de 2009

26ª NUCLEAÇÃO: 1ª REUNIÃO DE TRABALHO SERÁ QUARTA-FEIRA, DIA 22 NA APALA

O MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ inicia na próxima quarta-feira, 22 de julho, no auditório da APALA (Travessa Robert Simonsen, 178 – Gruta – por trás do Hospital do Açúcar), impreterivelmente às 19hs30min, uma nova e profícua missão de evangelização, com o inicio das preparações da “26ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ”.
-
Toda a família mefecista deve comparecer a essa 1ª Reunião de Trabalho e Formação, principalmente os mefecistas que trabalharão nessa 26ª Nucleação.
-
Os trabalhos se iniciarão impreterivelmente às 19hs30min com a oração inicial, seguida de um momento de espiritualidade com a Irmã Noberta com o tema “Sentido da Vida”. Em seguida, os casais coordenadores da 26ª Nucleação farão à apresentação das Equipes; apresentação dos palestrantes; calendário de reuniões; disponibilidade de recursos audiovisuais; planejamento do cronograma das reuniões das equipes de Canto, Marta, Secretária, Tesouraria e Paulo Apóstolo.
-
Na reunião haverá levantamento de dúvidas e avisos dos Casais Tesoureiros, Casais Liturgia, Casais Secretários, Casal Bem Estar, Casal Ligação, Casais Boutique, Equipe de Canto, Equipe de Vigília, Equipe de Marta, Equipe de Paulo Apóstolo e Casais Auxiliares de Comunidade. A reunião terminará com os assuntos diversos, avaliação e a oração final.
-
A coordenação geral da 26ª Nucleação espera contar com a relevante participação de todos os mefecistas nessa primeira reunião de trabalho, na certeza do sucesso de mais uma Nucleação do Movimento Familiar Cristão de Maceió.

-

quinta-feira, 16 de julho de 2009


MINHA VIDA, MEU SUPLÍCIO
-
Passo todos os dias pela ladeira da antiga rodoviária e, nesta semana, fui surpreendido por uma enorme fila que aguardava alguma coisa. Não soube logo o motivo, mas imaginei que deveria ser algo muito importante. Ao chegar à minha clínica, uma cliente comentou sobre o tamanho da fila e disse-me que precisou de polícia no local porque houve tumulto, e que esta já se prolongava até as proximidades da ladeira da Catedral.
-
O motivo até que é justo. O projeto “Minha casa, minha vida” estará oferecendo às pessoas de baixa renda a possibilidade de colimar o sonho maior: ter um local para morar. Palmas para a iniciativa do governo.
-
Ter uma casa está dentro do sonho de todos, ricos e pobres. A dimensão e o luxo da habitação é que diferencia a intensidade do sonho. Acredito mesmo que ter um local para morar completa a estabilidade de uma família. Viver de aluguel significa não ter onde morar. Caso o programa permita que, com o mesmo valor do aluguel, o seu proprietário consiga pagar algo que será incorporado ao seu patrimônio é algo deveras estimulante, e até justifica o sacrifício de se enfrentar uma quilométrica fila.
-
Semana passada falei sobre o espetáculo de organização que foi (ou ainda está sendo, porque permanece insepulto) as exéquias do astro maior da música pop. Havia apenas dezessete mil ingressos disponíveis (parece que para Alagoas são 10.000 casas). Sem nenhuma fila, cerca de um milhão e meio de pessoas se inscreveram (quase a população de Alagoas). Não houve nenhum tumulto, e tampouco, depois de ser anunciado o resultado, nenhuma reclamação.
-
Fiquei imaginando: “por que será necessário tanto sacrifício para uma simples inscrição na tentativa de ser um dos habilitados a comprar uma casa?”. Recentemente o governo do Estado organizou um censo de todos os servidores, utilizando para esta finalidade a via internética (claro que facilitando vários pontos para a população não usuária) e um agendamento telefônico (fui atendido até antes do horário previsto, e sem nenhum tumulto).
-
O mais simples ainda, para evitar que pessoas tivessem que acampar nos arredores do local de inscrição, sujeitos às intempéries do tempo e da violência, seria a utilização dos Correios. A inscrição poderia ser feita por esta via, e o resultado dos contemplados divulgados pelos meios de comunicação e também por esta mesma via (recebendo uma carta confirmatória).
-
A sensação que fica é que não houve interesse em se fazer isso de forma discreta. O importante é que o fato chame a atenção de que o governo está trabalhando. Respeito com as pessoas, nenhum. O que de fato conseguiram foi transformar o início do programa “Minha casa, minha vida” no que já é a vida das pessoas: “Minha vida, meu suplício”. Espero pelo menos respeito às regras, e que não transformem esse programa em mais um engodo eleitoral, já que estamos em final de mandato e casas não se constroem na mesma velocidade que se despertam sonhos.
-

segunda-feira, 13 de julho de 2009

DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DO 9º ENCONTRO ENTRE OS AMIGOS DE ALAGOAS X AMIGOS DE GUARABIRA

O 9º Encontro entre os AMIGOS DE ALAGOAS X AMIGOS DE GUARABIRA terá inicio na sexta-feira, 17, com a chegada da comitiva Guarabirense à Praça dos Martírios, às 16 horas. Em seguida a comitiva visitante será recepcionada no Palácio República dos Palmares (Palácio do Governo), onde receberão as boas vindas e acontecerá a entrega de Botons do Estado de Alagoas.

Às 17hs30min a caravana segue com destino a Embaixada Guarabirense (Rancho Pé de Pinhão - Marechal Deodoro) onde acontecerá a entrega da chave da Embaixada Guarabirense regada a Champagne e fogos. Haverá também a entrega de Botons aos amigos Guarabirenses, mensagem para reflexão com Marly, Show de Forró Pé de Serra, Jantar, com encerramento previsto para as 24 horas.

No sábado, 18, com chegada prevista para as 8 horas no estádio Rei Pelé, acontece o 9º Jogo entre as equipes “Amigos de Guarabira x Amigos de Alagoas”. Após a partida de futebol, as delegações seguem para o “Museu dos Esportes Edvaldo Santa Rosa - DIDA”, onde acontecerá a Entrega dos Troféus de Campeão, Vice-Campeão e Melhor Jogador do 9º Jogo entre as equipes “Amigos de Guarabira x Amigos de Alagoas”.

Ao meio dia as caravanas seguem para a APALA (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos do Estado de Alagoas), onde acontecerá uma palestra sobre a instituição e suas atividades, em seguida será servido o almoço no refeitório da APALA.

Após o almoço, as delegações visitam o “Memorial à República”, construído em homenagem aos dois Marechais Alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Entre as atrações, o espaço dispõe de um amplo hall, vista panorâmica para o mar, parlatório e 27 mastros para as bandeiras de todos os Estados Brasileiros, além de contar com as estátuas de bronze dos dois alagoanos ilustres, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, que são expostas na parte superior do prédio. Conta também, com um espaço chamado de “Salão Verde” — onde tudo é verde — os visitantes têm a oportunidade de viajar no tempo e conhecer, por meio de fotografias, todos os presidentes da República Federativa do Brasil - um total de 35. Um brasão fixado no teto da sala, também chama a atenção de quem passa por lá.

A delegação Guarabirense retorna às 16 horas à “Embaixada Guarabirense” (Rancho Pé de Pinhão - Marechal Deodoro).

À noite, a programação reinicia às 20hs30min com a chegada da delegação Guarabirense a Casa de Festas “Strategia Eventos”, onde acontece a “FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO” entre os “Amigos de Guarabira x Amigos de Alagoas”, com a participação musical da Banda Conexão Latina, entrega da Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” a 10 personalidades alagoanas que mais se destacaram em 2008/2009, muito refrigerante, cerveja, água, whisky e um delicioso jantar.

Os agraciados para receberem a Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” são as seguintes personalidades alagoanas: Antônio Muniz (Arcebispo de Maceió); Maria de Fátima Canuto (Rede Feminina de Combate ao Câncer); Manoel Henrique (Padre); Yohansson Ferreira do Nascimento (Atleta Paraolímpico); Helena Soares (Voluntária – Acolhe pessoas com HIV); Marco Antonio Mota Gomes (Médico Cardiologista); Eliezer Setton (Músico e Compositor); João Neto (Padre); Neide Cavalcante (Associação das Senhoras da Caridade) e Geraldo Magela (Procurador de Justiça).

No domingo, 19, a programação se inicia as 8hs30min com Missa de agradecimento, com o Diácono Paulo, no Oratório do Rancho Pé de Pinhão. Em seguida, Show com Grupo de Pagode, piscina, pelada no campo de futebol society, churrasco, refrigerante, cerveja, etc. Às 14 horas a delegação Guarabirense segue com destino a Cidade de Guarabira.

Os passaportes para acesso a Casa de Festas “Strategia Eventos”, onde acontece a “FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO”, com a participação musical da Banda Conexão Latina, entrega da Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS”, refrigerante, cerveja, água, whisky e um delicioso jantar, já estão disponíveis ao preço de R$ 60,00 com os participantes do encontro ou no MASCATE MALHAS (Av. Fernandes Lima – vizinho a Casa da Indústria).

A coordenação do 9º Encontro entre os AMIGOS DE ALAGOAS X AMIGOS DE GUARABIRA vai disponibilizar camisas padronizadas para os casais que desejarem participar da recepção a Comitiva Guarabirense no Palácio República dos Palmares (Palácio do Governo), sem custos. Aqueles que desejarem receber a camisa devem procurar Vamberto Marinho o mais breve possível, já que a quantidade é limitada.

domingo, 12 de julho de 2009

MISSA DE 30º DIA DE VALÉRIA LEITE

O MFC MACEIÓ manda celebrar hoje, domingo, dia 12, às 19h, na Paróquia de São Pedro, na Ponta Verde, Missa pelo 30° dia do falecimento da nossa companheira mefecista VALÉRIA LEITE, ex-coordenadora nacional e coordenadora estadual do Movimento Familiar Cristão do Ceará.

Confiantes no amor de Deus e na certeza de que agora ela está na graça do Pai, o MFC MACEIÓ convida a todos os mefecistas maceioenses para esse ato de fé e piedade cristã.

JAMES MAGALHÃES DE MEDEIROS
Coordenador Geral MFC MACEIÓ


XV SEMANA DO TEMPO COMUM
EVANGELHOS DA SEMANA: De 12 a 18/07/2009
-
DOMINGO Marcos 6,7-13
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos –Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação.
-
SEGUNDA-FEIRA Mateus 10,34-42/11,1
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas, sim, a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação.
-
TERÇA-FEIRA Mateus 11,20-24
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 22Pois bem! Eu vos digo, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!” – Palavra da salvação.
-
QUARTA-FEIRA Mateus 11,25-27
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. – Palavra da salvação.
-
QUINTA-FEIRA Mateus 12,46-50
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.
-
SEXTA-FEIRA Mateus 12,1-8
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do homem é senhor do sábado”. – Palavra da salvação.
-
SÁBADO Mateus 12,14-21
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”. – Palavra da salvação.
-

sábado, 11 de julho de 2009

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM


LIVRES PARA A MISSÃO
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

O Senhor Jesus, que historicamente chamou e enviou doze apóstolos para levarem adiante sua missão, continua hoje chamando e enviando a cada um de nós. No evangelho, encontramos as principais instruções para bem realizar a missão de apóstolos, assim como os objetivos que somos chamados a alcançar.
Aquele que aceita o envio de Jesus não pode fazê-lo com prerrogativas de poder, prestígio ou riquezas. O missionário vive a sobriedade e a pobreza, ofertando-as como testemunho de vida, sem segundas intenções ou espírito interesseiro. Contenta-se com a hospedagem oferecida, em vez de sair procurando, de casa em casa, luxo, comodidade ou benefícios próprios.
Gratuidade e liberdade são as duas características básicas da evangelização. Na ânsia de pregar o evangelho, por vezes o anúncio se converteu em imposição de doutrinas, quando Jesus nunca impôs nem pediu que os discípulos impusessem nada. Os missionários de Jesus não impõem ensinamentos, mas propõem livremente ao mundo a experiência concreta do que significa ser seguidor de Jesus Cristo, promovendo a responsabilidade pessoal e comunitária. Porque são as próprias pessoas e comunidades que assumem as consequências da aceitação ou da recusa dos valores propostos pelo Mestre.
Os doze partiram e pregaram para que todos se convertessem. Nossa missão não tem limites, é universal, e continua um chamado perene à mudança de vida. A missão de então, quando os apóstolos receberam poder sobre os espíritos maus, expulsavam demônios e curavam tantos doentes, continua na nossa quando ajudamos as pessoas a sair da alienação, a ser sujeitos da própria história, a vencer o que diminui ou tira a vida.
A unção com óleo, que desde o início se fazia nos enfermos, para além de um rito sacramental, expressa todo o amor de missionários que doam a própria vida pela vida do mundo. Aí está o poder de Jesus, renovado em nosso poder de amar e entregar-nos na missão.
-
EVANGELHO Marcos 6,1-6
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. – Palavra da salvação.
-