domingo, 8 de novembro de 2009

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM



QUANDO O MENOS VALE MAIS
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Jesus alertou os discípulos para tomarem cuidado com os doutores da lei, que gostavam de aparecer e ocupar os melhores lugares, explorando as viúvas e disfarçando tal injustiça com longas orações. Trata-se de alerta atual para não se deixar enganar ou explorar por pessoas que, em nome da religião, cometem os maiores desatinos a fim de satisfazer ao próprio desejo de poder, prestígio e riqueza.

As injustiças disfarçadas de religião, de fato, estão entre as coisas mais abomináveis que podem existir, pois transformam Deus em instrumento de exploração e privam o ser humano de sua dignidade.

E não é à toa que Jesus chama a atenção para as viúvas, que representavam naquele tempo as pessoas mais indefesas da sociedade. Em atitude oposta à dos que exploravam os outros em nome da religião e ofertavam o supérfluo, a viúva explorada, ao depositar duas moedinhas, entregou no templo tudo o que tinha para viver.

Essa atitude da viúva, de total confiança em Deus, é a única coisa boa que Jesus encontra em Jerusalém. Mas, ao elogiá-la, Jesus como que lança para nós uma pergunta: a religião tem o direito de tirar de uma pobre viúva o pouco que lhe resta?

Deus não precisa do nosso dinheiro. As ofertas que fazemos, em forma de dízimo ou outras doações, consideradas ofertas “para Deus”, concretamente se destinam tanto a manter o bom funcionamento da comunidade ou paróquia como a ajudar os mais necessitados com projetos sociais específicos. É algo que fazemos com fé, e só Deus pode medir o espírito de participação e compromisso com que ofertamos.

Sempre encontraremos alguém mais pobre (e Jesus diria: mais generoso) que nós, a mostrar algo mais que podemos ser e fazer pelos outros e a despertar em nossa consciência uma atitude religiosa que verdadeiramente agrade a Deus. A atitude de quem oferece o essencial da preocupação e do compromisso com o projeto de Deus, que é o bem de todo o seu povo. Quanto nos doamos com o que doamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário