domingo, 15 de novembro de 2009

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM


UM MUNDO NOVO
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Entre os anos 66 e 70, a Palestina assistia à revolta dos judeus contra a dominação romana. Revolta que fracassa quando, no ano 70, Jerusalém é retomada pelos romanos e o templo é incendiado.

Nesses anos é que o Evangelho de Marcos é escrito, quando, no ambiente de revolta dos judeus, a comunidade cristã recorda as palavras de Jesus sobre a destruição do templo. O que os cristãos, concretamente, deveriam fazer? Juntar-se aos judeus na guerra contra os romanos para retomar a Terra Prometida?

A resposta vem com a imagem da figueira. Ao entrar em Jerusalém, Jesus amaldiçoa uma figueira que não tem frutos. E, ao falar dos eventos que acompanharão a destruição do templo, Jesus também recorda uma figueira que só tem folhas. Nos dois casos, ela simboliza a sociedade estéril daquele tempo, cujo centro era Jerusalém e o templo.

Aos discípulos que desejam sinais para o futuro, Jesus faz o convite a olhar o presente e distinguir o que é estéril e o que dá frutos de vida; a reconhecer nas dificuldades e tribulações o momento certo de agir.

É sempre tempo oportuno para transformar este mundo. A simbologia do sol, lua e estrelas em convulsão – recordando o profeta Isaías – fala do desaparecimento de um mundo sem frutos e sem vida e do aparecimento do mundo novo onde Deus reina com seu Filho. São imagens apocalípticas, que revelam o plano de Deus como sabedoria e profecia. Elas não querem pôr medo, mas encorajar na fé, pois garantem que Deus vai intervir com poder no momento certo para redimir seus fiéis.

A palavra final é de Deus. A vitória não será fácil, mas será dos que mantiverem a esperança diante das frustrações. Naquele tempo, juntar-se à guerra dos judeus contra Roma não resolveria o que realmente importava. O poder mudaria de mãos, mas o povo continuaria na miséria. Para os que seguimos Jesus, os frutos de vida só podem vir quando o poder se exerce como serviço, sobretudo em favor dos mais necessitados. O que realmente importa é um mundo novo em que os frutos de vida saciem o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário