domingo, 3 de janeiro de 2010

EPIFANIA DO SENHOR


ENCONTRO DE DEUS COM A HUMANIDADE
Pe. Nilo Luza, ssp

O evangelho deste domingo da Epifania nos relata a visita dos magos ao recém-nascido. Ainda criança, Jesus já provoca nas pessoas opções diferentes: acolhimento, indiferença, rejeição. Isso vai se prolongar ao longo da sua jornada terrena. Uns o acolhem com alegria e o têm como o sentido da vida; outros o ignoram, ficam indiferentes diante dele, veem-no apenas como uma pessoa igual a tantas outras; por fim, muitos o rejeitam, o perseguem e procuram eliminá-lo da face da terra.

Pela Epifania, Deus se revela à humanidade e faz uma convocação a todos os povos para que olhem a estrela que aponta para o lugar onde se encontra seu Filho. Muitos se deixam fascinar por essa estrela e vão na sua direção. Querem buscar algo que dê sentido à própria existência.

Os magos estão em busca de um menino, rei dos judeus. Querem encontrar um rei diferente de tantos outros opressores, entre os quais Herodes. Este já não serve como modelo de rei. Buscam alguém que aponte o caminho da felicidade e da realização humana sem oprimir ou escravizar.

O encontro com o menino mudou o rumo dos magos – eles voltam por outro caminho. Mudar de direção é sinal de conversão. O encontro com o recém-nascido provoca nas pessoas mudança de direção e de atitudes. Quem o encontra e o acolhe não fica indiferente, já não aceita viver uma vida medíocre. Quem faz a opção por Jesus não fica parado, mas carrega consigo a boa-nova trazida por ele e a irradia aos outros. Nem que precise mudar de tática, sempre acha um modo de transmitir a sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário