domingo, 3 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NA SANTA MISSA

Domingo é o dia do Senhor. São João Maria Vianey dizia: "Um Domingo sem Missa é uma semana sem Deus". A nossa fé nos agrega numa grande família que é a Igreja, onde se coloca em prática a minha fé. Lá é onde se recebe o suporte necessário para crescer na formação humana, na espiritualidade e em todos os tesouros sacramentais para a salvação. A Igreja é a casa, é o um núcleo de fé e vida.

Tomemos por modelo os cristãos das primeiras comunidades: "Os que receberam a sua palavra foram batizados. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações" (cf. Atos 2, 41-42).

Assim como é preciso fazer uma experiência com Cristo para segui-lo, é também preciso fazer uma experiência com a comunidade de fé, que é a Igreja, a portadora do depósito da fé, a extensão do grande corpo de Cristo e da qual somos membros. A comunidade é necessária para que a nossa fé não seja estéril, morta, sem obras. Na comunidade paroquial, façamos uma experiência de vida fraterna que faz toda a diferença no mundo de hoje. Na experiência dos apóstolos, o Domingo tem lugar especial por se tratar do dia da ressurreição do Senhor. No início, quando eles não tinham igrejas e eram perseguidos, eles celebravam em suas próprias casas. É isso que nós cristãos, hoje, somos chamados a resgatar: o sentido de casa de nossas paróquias, casa de comunhão e fé, ressurreição e vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário