quinta-feira, 16 de junho de 2011

O TRABALHO E O REPOUSO - Artigo do Dr. Milton Hênio


O TRABALHO E O REPOUSO

O tempo vai caminhando e o brasileiro nos dias atuais tem que trabalhar cada vez mais, uma vez que a economia do país vai reduzindo seus ganhos.  E a luta pela sobrevivência, de forma exagerada, faz com que o organismo se danifique, porque o trabalho excessivo sem o repouso correspondente desorganiza a mente e o corpo.  Ouço de muitos amigos a afirmação de que não podem parar; as despesas da casa aumentaram e eles têm que se “virar” para um ganho maior.  O mundo atual é dinâmico, de muitas atividades, de muita concorrência. Há uma dura competição em quase todas as áreas profissionais.  Estamos no século XXI, tempo de avião a jato, da internet, do telefone celular e de todo tipo de progresso possível. 

E no meio de todo esse corre-corre que a vida nos impõe está o homem, dotado de um organismo relativamente frágil, para muitos obstáculos a enfrentar.  Nenhum computador foi projetado até hoje com a capacidade que possa competir com a grandeza do cérebro humano.  Acredita-se que possuímos 100 bilhões de neurônios que são condutores de milhões de sinais.  São esses neurônios, portanto, que se desgastam quando nós sofremos constantes emoções negativas e estamos fatigados pelo excesso de trabalho.

A hora de dormir é o momento em que a natureza planeja o seu descanso mental, estimula que interrompamos nossas atividades em favor do nosso repouso.  Muitas empresas brasileiras, hoje, dão pequenos intervalos entre as horas de trabalho para que seus operários recuperem suas energias e descansem suas mentes.  Em conseqüência, a produtividade da empresa aumenta, é o que tem mostrado as pesquisas.  O trabalho do coração, por exemplo, dá-nos uma idéia do que representa repouso durante o trabalho.  Todo mundo pensa que o coração trabalha direto, em seu conjunto, todo tempo.  Na realidade, porém, há um período definido de descanso depois de cada contração. Ao funcionar em média 70 pulsações por minuto, o coração está trabalhando verdadeiramente 9 horas em cada 24 horas.  O segredo do coração está em trabalhar por partes; enquanto uma parte se contrai a outra está relaxada.  Nosso coração é uma peça preciosíssima e precisa ser muito bem cuidado, para que você, caro leitor, tenha sossego. Trata-se de uma máquina perfeita que, como toda máquina, para funcionar em toda plenitude, tem que manter suas peças bem ajustadas.  A única função do coração é bombear sangue para todo o corpo.  Em média o coração bate 70 a 80 vezes por minuto, 100 mil vezes por dia, 40 milhões de vezes por ano. Para isso a natureza sabiamente faz com que suas fibras se contraiam e relaxem para ter uma vida longa.

As pesquisas mostram que uma boa parte dos brasileiros atualmente tem dificuldade para dormir. Isso é resultante do desgaste do organismo pelo excesso de trabalho e preocupações.  Privar-se do sono e do repouso leva rapidamente a perda do bem-estar. Animais de laboratório impedidos de dormir morrem.  Nos seres humanos a fadiga pelo excesso de trabalho sem o merecido repouso alternativo, causa irritação e falta de concentração. Surgem posteriormente dores de cabeça e limitação no campo da assimilação.  Os distúrbios do sono estão praticamente ausentes entre as crianças (a não ser em casos de doenças físicas e mentais). As crianças dormem muito bem porque quando estão cansadas elas param e não têm preocupações nem estresses a lamentar.

Passamos, sem perceber, grande parte de nossa vida trabalhando, rindo e às vezes chorando, procurando viver bem enquanto temos a vida como prêmio.  Porém, muita gente destrói parte da vida por ter saído de seus limites.  É preciso pensar na vida e não apenas correr pela vida, como se não fosse possível correr e pensar ao mesmo tempo.  Caso contrário, só correríamos, nós nos cansaríamos fisicamente e emocionalmente e não chegaríamos a lugar nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário