domingo, 29 de setembro de 2013

LITURGIA DO 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 29/09/2013

  
 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM
  
É dia da bíblia. A palavra de Deus nos dirige forte apelo à conversão, o convite a passar da avareza para a partilha e do egoísmo para a solidariedade. O Espírito do Senhor abra-nos os olhos e os ouvidos para ver a realidade e escutar o clamor dos Lázaros sofredores, que pedem alguma migalha para saciar a fome.

PRIMEIRA LEITURA (Am 6,1a.4-7)

Leitura da Profecia de Amós:
Assim diz o Senhor todo-poderoso: 1aAi dos que vivem despreocupadamente  em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria! 4Os que dormem em camas de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros  do rebanho e novilhos do seu gado; 5os que cantam ao som das harpas, ou, como Davi, dedilham instrumentos  musicais; 6os que bebem vinho em taças, e se perfumam com os mais finos unguentos e não se preocupam com a ruína de José.7Por isso, eles irão agora para o desterro, na primeira fila, e o bando dos gozadores será desfeito.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 145)

— Bendize, minha alma, e louva o Senhor.

— O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.

— O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído;/ o Senhor ama aquele que é justo./ É o Senhor quem protege o estrangeiro.

— Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde o caminho dos maus./ O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará!

SEGUNDA LEITURA (1Tm 6,11-16)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo apóstolo a Timóteo:
11Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.

13Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 16,19-31)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “19Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico.

E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.

23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.

24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim!

Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.

29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.

31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

A PALAVRA QUE DÁ VIDA
Deus nos presenteou com muitas maravilhas tanto na ordem da natureza e como da graça. Sempre quer o bem, o conforto, o bem estar, a alegria e o prazer de todos. O profeta Amós, era um homem do campo. Tinha posses, mas, mais que terra e bens, tinha a Palavra de Deus. Não profetizava para ganhar comida. Havia profetas que falavam para agradar quem os agradava. Sua palavra era firme. Não critica o bem estar, mas o estar mal no bem estar. Os ricos viviam gostosamente, sem se preocuparem com a ruína do povo (Am 6,1.4-7). É a mesma situação que Jesus apresentou com parábola do rico e o pobre Lázaro. Este queria matar sua fome com o que caia da mesa do ricaço. A Palavra de Deus que dá Vida instrui sobre a Vida eterna que se edifica com a fé vivida na fraternidade. O profeta disse que esses gozadores da vida vão sofrer o castigo quando houver a invasão dos inimigos. Se tivessem se preocupado com o povo, sua sorte poderia ser diferente. Jesus disse o mesmo sobre rico. Lázaro foi para o Céu e o rico foi enterrado nos tormentos. A vida só tem uma oportunidade. Então começou o diálogo do homem com Abraão. Há uma separação entre o Céu e o Inferno. O homem então pediu que Lázaro fosse avisar a família para que mudassem de vida. Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os Profetas. Que os escutem” (Lc 16,29). O homem apelou para a aparição de um defunto para dar um susto neles. Nem isso resolve. O que resolve é ouvir e praticar a Palavra de Deus que dá vida. Somente a mudança do coração que aceita a Palavra converte. Aproveitemos a vida, pois é uma só, para viver a Vida que dura para sempre em Deus.

GUARDA ÍNTEGRA A FÉ!
Nesse quadro se pode entender a insistência de Paulo a Timóteo apresentando os elementos fundamentais para uma digna vida cristã: “Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna!” Não é algo puramente intelectual, mas é uma fé que é uma batalha para “fugir das coisas perversas, procurar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza e a mansidão” (1 Tm 6,11). Fé tem que acontecer no dia a dia. Os “gozadores da vida”, como dizia o profeta Amós, erram não por ter, mas por não olhar ao lado e ver os que não têm e estão sofrendo. Devem lembrar-se que, para chegar a uma tão boa situação, houve muita gente que trabalhou muito por ele. E nem sempre foram pagos condignamente. O Salmo reza: “Do Senhor é a terra e o que ela encerra” (Sl 23,1). Ninguém é dono do mundo sozinho. A meta é caminhara “buscando os bens que a nós reservados” (Oração).

MILAGRES SEM FÉ
O grande milagre da conversão só pode acontecer se for pela Palavra de Deus: “Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas”, isto é, a Palavra de Deus, “eles não acreditarão mesmo que alguém ressuscite dos mortos”.  Não existe conversão por medo. S. Afonso afirma que uma conversão só acontece quando é fundada no amor. Milagres podem acontecer, mas, se não for pela fé na Palavra, não muda a vida. Por isso é que muitos procuram uma religiosidade sentimental, puramente devocional sem compromisso nem mudar o coração. Os fariseus tinham essa atitude de exterioridade. Deus cuida dos necessitados através de nós. A Igreja recebeu a missão de conservar a doutrina, mas antes cuidou para que o amor de Deus chegasse a todos. A Eucaristia é o momento de ouvir a Palavra para a conversão. Onde há sofrimento do povo, a missa não está bem celebrada.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, que mostrais vosso poder, sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais.  Amém!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário