quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CATEDRAL DE MACEIÓ SERÁ RESTAURADA

A Catedral Metropolitana de Maceió vai passar por restauração. O Ministério da Cultura já iniciou a liberação dos recursos na ordem R$ 1,8 milhão, que serão repassados via Secretaria Estadual de Cultura, que tem convênio firmado com o governo federal desde o fim do ano passado.

O processo licitatório para a reforma da Catedral de Maceió já se encontra em andamento na Comissão Permanente de Licitação e tem prazo de 90 dias. Depois de iniciadas, as obras na Catedral Metropolitana de Maceió devem durar 180 dias.

A Catedral Metropolitana surgiu de uma pequena capela do engenho de açúcar que originou a cidade, situado no local onde hoje está a Praça D. Pedro II. Em julho de 1840 foi lançada a pedra fundamental para a construção da nova igreja no lugar da capela, que a princípio ocuparia um terreno na antiga Rua da Alegria, mas, depois de intervenção de Cansanção do Sinimbu, o local escolhido foi o mesmo que era ocupado pela antiga capela.

A construção durou 19 anos. Em 1852 foi levantada a cumeeira. No mesmo ano, a missa de natal já foi celebrada dentro do recinto em construção. O forro só ficou pronto seis anos depois, assim como o piso feito de lajes brancas e pretas trazidas de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário