domingo, 31 de outubro de 2010

DEUS É MAIS – REINALDO SAIU DA UTI

O Coordenador Regional Norte do Movimento Familiar Cristão (MFC), Reinaldo Gonçalves (MFC/AP), hospitalizado desde o último dia 10 de outubro em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em Fortaleza, saiu da UTI no inicio da noite deste sábado, 30, sendo transferido para um leito hospitalar.

Nos últimos dias o quadro clínico de Reinaldo melhorou consideravelmente. O rim funciona bem, a hemodiálise, quando necessário, tem sido para a proteção do rim. A infiltração de líquido no coração parou de agravar. O pulmão funciona regularmente e Reinaldo já consegue se alimentar normalmente.

A equipe médica continua investigando o que há realmente no cérebro de Reinaldo, se uma bactéria, um coagulo ou um tumor.

Reinaldo chegou ao Hospital onde foi constatada inicialmente uma trombose e ficou hospitalizado. Com o aparecimento de outros sintomas, a equipe médica realizou uma série de exames e decidiu por continuar com Reinaldo na UTI.

"Hoje é dia de agradecimentos, pela grande vitória: Reinaldo sofre menos. Amanhã é outro dia. Precisamos fortalecer nossa fé e acreditar que novas vitórias virão. DEUS É MAIS”. Afirmou Marluce (MFC/AP), esposa de Reinaldo.

Reinaldo neste momento difícil tem se apegado à oração do Salmo 23: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará". Lembrem de somar com ele nesta corrente de oração. Afirmou Carlos Menescal (MFC/AP).

Continuemos orando!

HOJE, 59ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN


Estamos na final do TOPBLOG 2010 e precisamos do seu apoio e voto.
Para votar no BLOG DO MFC ALAGOAS é só clicar no link:
e depois validar o voto no seu e-mail.

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM


A Eucaristia é o grande encontro de Deus conosco, aqui na terra! Ele trata "a todos com bondade", corrige "com carinho os que caem". Em Jesus, Ele vem "procurar e salvar o que estava perdido". Vem a nós, os pecadores de hoje. Depressa e com alegria, o acolhamos em nossa casa, mudando nosso coração: de maldosos ou indiferentes com nossos irmãos, os nossos pobres, passemos a viver em igualdade, em constante amor e bondade com eles. Assim, Jesus nos dirá: "hoje a salvação entrou nesta casa!"  
31º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: Sabedoria 11, 22-12,2
Salmo: 144
2ª Leitura: Tessalonicenses 1, 11-2,2
Evangelho: Lucas 19, 1-10

EVANGELHO - Lc 19,1-10
Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.

Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.

Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa".

Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.

Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: "Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!"

Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: "Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém vou devolver quatro vezes mais".

Jesus lhe disse: "Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".

HOMILIA DE DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA
Comecemos nossa meditação da Palavra deste Domingo pelo Evangelho. Aí, a miséria corre para ver a Misericórdia, o homem corre para encontrar Deus…

Quem é este Zaqueu, este baixinho ansioso do Evangelho de hoje? É um publicano – como o homem que rezava compungido no Domingo passado. Um publicano é um pecador público, cobrador de impostos para os romanos e, por isso, odiado pelos judeus. Os publicanos muitas vezes extorquiam o povo. Talvez fosse o caso de Zaqueu, pois ele “era chefe dos publicanos e muito rico”. Certamente, tanto mais odiado quanto mais rico…

Pois bem, é um homem assim que correu e subiu numa figueira para ver o Senhor. Imaginemos a cena: Zaqueu esquece sua pose, sua respeitabilidade, sua posição. Aquele homem rico devia também ser sozinho, amargurado na sua riqueza, que o tornava um rejeitado por todos e um excluído da comunidade do Povo de Deus. Zaqueu certamente ouvira falar de Jesus, de sua misericórdia, de sua bondade, de sua mansidão. Não era ele que acolhia os pecadores? Não era ele que comia com os publicanos? Não tinha ele um publicano, Mateus, como um dos Doze? Por isso, não hesita em subir numa figueira, não tem medo do ridículo! Quer ver Jesus, nem que fosse às escondidas… Quem dera que fôssemos assim, que não deixássemos o Senhor passar em vão no caminho da nossa vida! E aí vinha Jesus… O coração de Zaqueu certamente disparou… Jesus vai passando, acompanhado, cercado por uma multidão barulhenta. Aí, então, para surpresa de todos e desespero de Zaqueu, ele pára, olha pra cima… Imaginemos os risos, a mangação, a situação de ridículo na qual o pobre Zaqueu encontrou-se! Mas, Jesus é surpreendente – ele sempre nos surpreende; ele é maravilhosamente surpreendente! “Zaqueu – chama-o pelo nome. Conhecia-o! – Desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa!” Era demais para Zaqueu: o mundo desaparecera; a mangação não tinha importância… Naquela hora, naquele momento só existiam Jesus e ele! E Jesus o chamava pelo nome! Enquanto todos o rejeitavam, Jesus, chamava-o pelo nome, como a um amigo, como a um conhecido, e oferecia-se para se hospedar na sua casa! “Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria”. Contemplemos o amor de Deus, amor misericordioso, que alegra, renova, transforma a existência e dá um novo sentido para a vida!

Qual o resultado desta visita do Senhor, deste acolhimento de Zaqueu? “Senhor, eu dou a metade de meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais!” Zaqueu fizera experiência do amor de Deus, Zaqueu acolhera esse amor, deixara-se amar e, agora, transborda em arrependimento, amor e misericórdia para com os outros! Que pena que não compreenderam isso, e começaram a murmurar contra Jesus…

Quem dera que da escuta da Palavra deste Domingo aprendêssemos quem é o nosso Deus, como age seu coração, e como nós deveríamos reagir! Pensemos no coração de Deus não a partir dos nossos sentimentos mesquinhos, mas a partir das palavras comoventes do Livro da Sabedoria: um Deus tão grande, tão imensamente maior que tudo quanto existe, tão imensamente para lá de tudo quanto possamos imaginar… “Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra”. E, no entanto, ele se inclina com carinho sobre o mundo: dele cuida, sustenta-o, compadece-se de suas criaturas e nos perdoa as loucuras, ingratidões e pecados: “De todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado”… Admirado, o autor sagrado exclama: “A todos tu tratas com bondade, porque tudo é teu, ó Senhor, Amigo da vida!” Que título comovente: Amigo da vida! Um Deus que somente é glorificado na nossa alegria, na nossa vida! Um Deus que sorri com o sorriso de Zaqueu, um Deus que se oferece para entrar na casa e no coração de um pecador perdido!

Quem dera que sejamos como Zaqueu; que desejemos vê-lo, que abramos para ele a nossa porta, que por seu amor mudemos nossa atitude, como esse publicano. São Paulo deseja, na segunda leitura de hoje, que o nome de Jesus seja glorificado em nós, na nossa vida… Seria, será glorificado, se abrirmos essa nossa vida fechada, mesquinha e cansada para o Senhor. Ele vem a nós cada dia, ele passa por nós de tantos modos: na Palavra, nos irmãos, nas situações, nos desafios, nos sofrimentos, nas provas… Quem dera que o reconhecêssemos, como Zaqueu… Saber acolhê-lo nas suas vindas é glorificá-lo agora e preparar-se bem para a sua Vinda, no fim dos tempos, aquela da nossa união definitiva com ele, de que fala o Apóstolo na leitura de hoje.

Que o Senhor nos dê a ânsia e a graça que concedeu a Zaqueu. Amém.

sábado, 30 de outubro de 2010

QUANDO É POSSÍVEL MUDAR

REINALDO GONÇALVES
Membro do MFC de Macapá/AP
Coordenador do CONDIR/NO

Quanto maior a fiscalização e cobrança maior é a chance de que o Brasil se converta numa nação mais rica e humana. Não tenha medo de dar uma opinião. Mesmo que ninguém concorde. As pessoas sérias e democratas sempre ouvem e respeitam as opiniões diferentes. Você tem o direito de ser ouvido – e, em troca, deve ouvir. Não respeite quem não respeitar seu direito de falar.

Também não tenha vergonha de mudar de idéia: admitir-se errado é um sinal de coragem e seriedade. Desconfie, mas desconfie mesmo, dos donos da verdade, gente que imagina saber tudo.

Os maiores crimes da humanidade foram cometidos por quem não admitiu visões divergentes. Os nazistas chegaram a queimar livros em praças públicas e colocaram em campos de concentração, matando em câmaras de gás, quem era diferente. O único crime era ser diferente.

Na idade média, a Igreja Católica perseguiu um cientista que disse que a Terra não era o centro do universo; milhares de pessoas foram queimadas porque acreditavam em outras religiões. Falar que a terra era redonda? Um crime.

As ditaduras matam, torturam e perseguem pessoas apenas porque têm outro tipo de visão sobre as coisas. É terrível, mas acontecem todos os dias.

Tentar aprender com outras pessoas é uma demonstração não apenas de humildade, mas, especialmente, de inteligência.

Em qualquer lugar do mundo, quanto mais educada e informada é a população de um país, menos pobreza existe. Conhecendo seus direitos, as pessoas cobram, exigem, gritam, pressionam. Debatem e discordam. Encontram soluções.

É possível ter escolas e hospitais eficientes, ruas menos violentas, mais empregos e maiores salários. Enfim, um lugar melhor para viver.

Não é rápido mais é possível - aliás, desconfie de quem promete mudanças rápidas e milagrosas.

Na vida nada é fácil, o que é importante exige esforço. Não existe super-homens, salvadores da pátria. Mudar um país, um estado, uma cidade é tarefa que exige bons congressistas, prestígio entre empresários e trabalhadores.

Apenas os desinformados e tolos caem no conto da varinha mágica – uma varinha que muitos candidatos adoram ostentar para atrair os eleitores com o sonho do paraíso.

É possível mudar – muitos povos têm conseguido evoluir. Isto depende de seu voto – e, sobretudo, de sua consciência para que você não seja enganado.

Para mostrarmos a importância desse compromisso o nosso saudoso Betinho assim se expressava: “Cidadania e manipulação não combinam. Ao contrário: repelem-se. Não é à toa que muita gente no Brasil apreciou e até estimulou a destruição do ensino público, apostando na ignorância para manter seus privilégios”.

Este mês, fase final das eleições já foi emitida nítidos sinais sobre o que espera o eleitor. Trocas de acusações sobre vida pessoal, candidatos municiando-se com dossiês explosivos, lançamentos de suspeitas generalizadas de corrupção.

Não faltam indicações de que corremos o risco de vivenciar uma das eleições mais sujas de que se tem notícia. E o pior é que uma multidão de pessoas aprecia esse show de acusações.

Mais uma vez - e como de costume gastam-se fortunas para se dar uma embalagem agradável aos candidatos, contratando-se especialistas na arte de enganar ou dourar pílulas.

Buscam-se desesperadamente slogans que “peguem” mais do que, na maioria das vezes, projetos realistas.

Temos agora uma chance para influir nos homens e idéias que vão mudar nosso país, nossos estados, marcados pela violência nas ruas, baixa qualidade de ensino, salários dignos e saúde vexaminosa. A eleição que aí está nos torna sócios de nosso País e de nossos Estados e não apenas meros espectadores de um show.

Estamos na final do TOPBLOG 2010 e precisamos do seu apoio e voto.
Para votar no BLOG DO MFC ALAGOAS é só clicar no link:
e depois validar o voto no seu e-mail.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CÂMARA DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) INSTITUI O DIA DO MFC

A Câmara Municipal da Cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, instituiu no município o dia “29 DE OUTUBRO” como o “DIA DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO”.

A cópia da Lei Nº 1.665/2009, de autoria do vereador Beto Gonçalves (PV), aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal e sancionada pelo Poder Executivo, será entregue na noite desta sexta-feira (29), a partir das 19h30min, em Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Durante o evento, coordenadores do MFC farão uma explanação das atividades desenvolvidas na Cidade de Vitória da Conquista e anunciarão a realização do 18º Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão, em Vitória da Conquista (BA), no mês de julho de 2013.

Após a Audiência Pública, será servido um coquetel aos presentes em comemoração ao “DIA DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO”.

O Movimento Familiar Cristão em Alagoas parabeniza o MFC de Vitória da Conquista pela sua atuação, evangelizando famílias e fortalecendo ainda mais o nome do MFC.

Estamos na final do TOPBLOG 2010 e precisamos do seu apoio e voto.
Para votar no BLOG DO MFC ALAGOAS é só clicar no link:
e depois validar o voto no seu e-mail.

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ PROCLAMA “ANO DA PESSOA IDOSA”

A arquidiocese de Maceió proclamou de 28 de outubro de 2010 a 28 de outubro de 2011, o ANO DA PESSOA IDOSA, com solenidade de abertura durante a Missa da Paz, na quinta-feira, 28, na Catedral Metropolitana. O projeto é idealizado por dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió, junto à Pastoral da Pessoa Idosa da arquidiocese.

O ANO DA PESSOA IDOSA prevê celebrações religiosas, conferências, caminhadas, palestras e campanhas em favor da vida e da paz, e conta com a presença de diversos setores da sociedade ligados ao tema em questão.

Segundo dom Antônio, o objetivo central do evento é “promover a paz, refletir, discutir e tomar ações para que as pessoas idosas e também todas as demais vivam de maneira digna, com respeito a seus direitos e sempre observando as peculiaridades de cada faixa etária. Queremos promover o respeito à vida do nascer ao entardecer, o que pode contribuir em muito para a construção da paz”.

A última vez que houve um ano dedicado aos idosos foi em 1999, sendo Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Agora a arquidiocese de Maceió vem ampliar o tema reconhecendo o fato de que a população está envelhecendo e essa reflexão pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais, em geral.

“Certamente esta iniciativa contribuirá muito para tornar conhecida a realidade das pessoas idosas de Maceió, de Alagoas e com certeza este gesto despertará o interesse em muitas outras partes do Brasil”. Disse a Irmã Terezinha Tortelli, Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.

 “Desejamos que, na comemoração deste Ano da Pessoa Idosa se criem espaços de discussão, de aprofundamento, de busca coletiva para a construção da Rede de Apoio à Pessoa Idosa. Que as próprias pessoas idosas sejam protagonistas na mudança de paradigma, compreendendo esta fase como uma oportunidade de crescimento em sabedoria, em graça, em paz”. Concluiu a irmã Terezinha Tortelli.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE LUCILA DE FLÁVIO

Comemora nesta quinta-feira (28) mais um aniversário natalício a mefecista Lucila (Grupo Caná da Galileia).

Deus enviou a terra essa maravilhosa criatura para iluminar a todos com sua presença, e 28 de outubro, um dia mais que especial, que evidência a sua chegada ao mundo, palavras não bastam para homenagear essa obra preciosa que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades. Lucila é uma pessoa que todos admiram e querem muito bem.

A presença de Lucila no mundo é um presente para todos que podem conviver com ela. Agradecemos a Deus, muitas e muitas vezes, pela a sua vida, pelo dom de sorrir e conquistar amigos, por ver e saber enxergar toda a beleza que existe ao seu redor, por ouvir e saber escutar quando alguém quer conversar... Seus amigos lhe admiram muito, pela pessoa que é, e se mostra ser o que na verdade é. É amiga, companheira, fiel e cúmplice de todos os momentos.

O Movimento Familiar Cristão deseja que Lucila caminhe sempre em busca do sucesso, alcançando um futuro amplo, se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.

Feliz Aniversário!






AMAR DO JEITO QUE O OUTRO ENTENDA

Casal: As diferentes linguagens do amor
O modo como expressamos amor tem muito a ver com o jeito como fomos criados. Tem a ver com tudo aquilo que fomos entendendo como expressão de amor, no curso de nossa história, desde a infância.  Assim, fica fácil perceber que cada pessoa internalizou uma “linguagem” peculiar para expressar amor e que esta linguagem pode ser muito diferente daquela que seu parceiro, ou sua parceira, entendeu como sendo expressão de amor.

Dito de outra maneira: No curso de sua história uma pessoa entendeu que quem ama tem de usar palavras ternas e de estímulo para expressar seu amor. Já outra pessoa sente que prestar serviços e executar tarefas para ajudar o outro é a máxima expressão de amor.  Uma terceira acha que é preciso tocar, abraçar, acarinhar... E uma quarta, que a pessoa sabe que eu a amo, e não precisa mais muito demonstrar. Cada pessoa criou seu “mapa” do que entende ser o amor. O desafio do casamento é descobrir qual é o “mapa” do amor do seu companheiro ou companheira e dar-se conta que ele pode ser muito diferente do meu próprio mapa. A partir daí, é preciso mostrar amor de um jeito que o outro entenda, do jeito que o outro espera ser amado. Além disso, é fundamental abrir-se ao outro, mostrando-lhe que sua história é diferente e que você tem outro jeito de amar, mas que tem chance de adequar-se à linguagem daquele ou daquela com quem convive diariamente.

Ele (ela) não me ama mais
Estou querendo dizer aos casais que, muitas vezes, o companheiro ou companheira espera ser amado com palavras estimulantes e carinhosas ou com muito toque e carícias, mas que você, como cresceu entendendo que amar é prestar serviços ao outro, fica procurando tarefas para ajudar em casa e não dedica tempo para sentar-se e conversar, ouvir e acarinhar... Ou o contrário, conversa e conversa ... mas nunca ajuda nas tarefas diárias. Então, o outro se decepciona e fica frustrado em suas expectativas; esta é a queixa que muitas mulheres e homens apresentam ao terapeuta: “Ele (ela) não me ama mais”. Mas, se você questiona os dois, verifica que o que está acontecendo é que um ou os dois estão sendo sinceros e pensam que estão mostrando amor, só que a linguagem de amor que ele ou ela, ou os dois, estão utilizando não é aquela que a outra pessoa conheceu de primeira mão como sendo a melhor linguagem do amor. Não é a linguagem que o outro entende como sendo expressão de amor.

Não estou dizendo que temos uma única linguagem para expressar amor, mas, que temos sim uma linguagem que é a primeira, a mais forte, introjetada desde bem cedo na nossa vida. E que esta nos é peculiar. E que é importante que seu parceiro ou sua parceira conheçam qual é. 

Atenção para as críticas que muitas vezes fazemos ao jeito das pessoas expressarem amor, achando que são muito melosas, ou muito pegajosas, ou muito tarefeiras, ou muito deslumbradas e espalhafatosas... Melhor fora que respeitássemos o particular mapa de expressão do amor que cada uma traçou no curso de sua vida, levada pelas circunstâncias em que viveu e pela sua própria química. E deixássemos de imaginar que nosso jeito seco de amar e de viver é o único e o melhor jeito de amar do mundo.

Um toque vale mil palavras
Se eu falasse ao casal sobre suas crianças, diria que importa abraçá-las, tocá-las e acarinhá-las para que introjetem desde cedo esta particular linguagem de expressão do amor. Pesquisas super atuais afirmam que cinco segundos de toque têm o poder de transmitir as mais diversas emoções àqueles que são tocados (crianças ou adultos). Cinco segundos de toque são suficientes para que a pessoa tocada identifique o que estão querendo lhe passar, se raiva, medo, ternura, ódio, alegria, tristeza ou nojo. As palavras são muito importantes, prestar serviço também, mas o toque merece particular cuidado. Deveria ocupar um lugar destacado no mapa do amor.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CARDEAL ANUNCIA A BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE

O cardeal arcebispo de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo anunciou, nesta quarta-feira, 27, a beatificação da irmã Dulce (foto). O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa; fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo papa para ser concluído.

De acordo com dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”.
Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano.

A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.


Fonte: CNBB

MEFECISTA JAMES MAGALHÃES É ELEITO CORREGEDOR-GERAL DO TJ/AL

Em sessão administrativa realizada ontem (terça-feira, 26), o Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) elegeu por unanimidade a nova cúpula diretiva do Poder Judiciário alagoano para o biênio 2011/2012.

O coordenador estadual Alagoas e regional Nordeste do MFC – Movimento Familiar Cristão, desembargador James Magalhães de Medeiros, ocupará o cargo de corregedor-geral da Justiça.

Também foram eleitos, o desembargador Sebastião Costa Filho, que será o próximo presidente do Poder Judiciário alagoano e a desembargadora Nelma Torres Padilha, que ocupará a vice-presidência.

Os novos dirigentes do Judiciário Estadual tomam posse oficial e solenemente no dia 02 de fevereiro de 2011, quando substituem os atuais dirigentes: desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento (presidente), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo (vice-presidente) e desembargador José Carlos Malta Marques (corregedor-geral).

O mefecista James Magalhães de Medeiros integra o Conselho Estadual da Magistratura do TJ/AL e ainda preside a Primeira Câmara Cível do TJ/AL. Nascido em Maceió, James Magalhães se graduou em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1973. Já atuou como juiz titular das comarcas de Delmiro Gouveia, Traipu, Santana do Ipanema (2ª Vara), Arapiraca (1ª Vara Cível – Juizado da Criança e do Adolescente) e Maceió (13ª Vara Criminal – Auditoria Militar). Foi confirmado como desembargador em junho de 2008. Possui em seu currículo quatro livros lançados e coordenados e mais alguns em fase de produção. Possui o título de Cidadão Honorário dos municípios de Traipu, Santana do Ipanema, Arapiraca e Junqueiro, entre outras honrarias civis e militares.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O CRISTÃO E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Reinaldo Gonçalves
Membro do MFC/AP
Coordenador CONDIR/NO

Até a poucos anos havia uma idéia generalizada de que a política “era coisa suja”, só de políticos e que estes se elegiam para defender seus interesses; política tinha um sentido pejorativo de “politicagem”, de mordomias, empreguismo, de corrupção.

Muitas pessoas de bem, muitos cristãos, diziam que não queriam nada com a política porque o envolvimento na política era para interesseiros e corruptos.

Infelizmente, estes conceitos levaram muita gente boa a se omitir e, de fato, a deixar a política entregue a um reduzido grupo que se perpetua no Poder, dividindo cargos e vantagens.

Política é tão necessária à organização da sociedade como o ar que respiramos; como queremos um ar puro, lutamos contra a poluição ambiental. Assim, devemos lutar para que a política, também, não fique poluída nas mãos dos maus políticos, mas que sirva a realização do bem-comum.

Política verdadeira é todo o trabalho que se faz em favor da comunidade; é a busca permanente de soluções para os problemas e às dificuldades dos cidadãos; este trabalho, esta busca começa pela escolha dos governantes, dos representantes do povo.

Na democracia se garante a liberdade, a pluralidade de idéias, a ampla participação, formando-se, assim, os diversos grupos – partidos – como suas propostas e alternativas; são os partidos que indicam os candidatos para o povo escolher e é através dos Partidos que se articulam as candidaturas, as alianças, os planos de governo, etc.

João Paulo II, ao falar sobre Vocação e Missão dos Leigos, lembra que “os fiéis cristãos não podem absolutamente abdicar da participação na ‘política’, destinada a promover orgânica e institucionalmente o bem-comum... em favor da pessoa e da sociedade, visando à defesa e a promoção da justiça... no exercício do poder político fundamentado no espírito do serviço... buscando o verdadeiro progresso humano que é a solidariedade: esta pede a participação ativa e responsável de todos”.

A primeira participação se dá no voto consciente e responsável, na crítica, no apoio, no acompanhamento de toda a ação política; outra forma de participação – necessária e importante – é a militância partidária, o engajamento direto, participando dos governos ou parlamentos ou candidatando-se a cargos eletivos.

Portanto a participação política é uma das formas mais nobres de compromisso a serviço dos outros e do bem-comum. Pense nisso!

GASTÃO TEM ALTA HOSPITALAR

O mefecista maceioense Gastão Florêncio de Miranda (Grupo Caná da Galileia), que foi internado na noite do último dia 19, na emergência do Hospital Geral do Estado (HGE), em estado vegetativo (coma profundo), teve alta hospitalar na manhã de ontem, 25. Em setembro deste ano, Gastão ficou internado por 23 dias.

Gastão sofre de hepatite descompensada, que provoca sangramento gastrointestinal, vômitos e evacuação de sangue. A equipe médica realizou mais uma vez a cauterização do vaso sangrante. Se este procedimento falhar e o sangramento retornar, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Gastão continua com o tratamento e será acompanhado por especialistas que avaliará a alteração hepática e caso seja muito grave, com a constatação de tumores hepáticos, o transplante de fígado pode ser necessário para a cura da doença.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MFC ESTADUAL SE REÚNE HOJE COM ASSESSORIAS


A Equipe Estadual do MFC – Movimento Familiar Cristão em Alagoas estará reunido na noite desta segunda-feira (25), a partir das 19h30min, na Sede do MFC na Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara, com as assessorias estaduais de “Planejamento e Expansão” e “Ação Social”, que, individualmente, apresentarão suas propostas para o plano de ação mefecista desenvolvido para o triênio 2010/2013.

As assessorias são formadas por mefecistas comprometidos com a caminhada mefecista com a finalidade de promover um planejamento estratégico para o MFC em todo o Estado.

A Equipe Estadual tem como meta para o triênio, organizar, orientar, operacionalizar e acompanhar as atuais Coordenações Municipais de Maceió, Matriz de Camaragibe, Arapiraca e Marechal Deodoro, além da criação de novos núcleos do MFC em diversas cidades do interior alagoano.


ÁGUA DE COCO: SAUDÁVEL, NUTRITIVA E DELICIOSA

Neste verão de temperaturas elevadas e forte calor é importante manter uma alimentação mais leve e tomar alguns cuidados com a alimentação. E na água de coco encontramos uma alternativa saborosa, saudável e refrescante para enfrentar a desidratação. Nas ruas, praias e parques, evite as bebidas industrializadas e prefira as fontes naturais de energia.

Rico em minerais, o alimento é considerado um isotônico natural que ajuda a repor os sais minerais eliminados pelo organismo, além de auxiliar na recuperação em casos de desidratação. Durante a prática de exercícios físicos ou mesmo na correria do dia a dia, o corpo perde grande quantidade de água, sódio, potássio e açúcares. No verão esse desgaste é ainda maior.

O nutricionista Diego Soares lembra outros benefícios da água de coco para a saúde:

  • Hidrata e amacia a pele;
  • Reduz o nível de colesterol;
  • Controla a pressão arterial;
  • Repõe a energia;
  • Combater a prisão de ventre;
  • Previne o enjôo causado pela maresia.

VALOR CALÓRICO
Cada coco verde contém em média 300 ml de água, e cerca de 50 calorias. Ainda fechado, o coco pode durar dois meses. Depois de aberto, deve ser mantido em geladeira por no máximo cinco dias.

domingo, 24 de outubro de 2010

SAÚDE: SITUAÇÃO DE GASTÃO (AL) E REINALDO (AP) É ESTÁVEL

Chegam mensagens de todos os recantos deste País, de mefecistas solidários com a campanha de “orações” pelas recuperações da saúde de Gastão (MFC/AL) e Reinaldo (MFC/AP).

E graças às “orações”, de todos nós mefecistas, que nossos irmãos Gastão e Reinaldo estão melhorando a cada dia.

GASTÃO já saiu da UTI e está na “Área Verde” do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió (AL), que é o local de internamento e observação clinica. De acordo com o boletim médico divulgado pelo HGE, Gastão responde bem aos estímulos provocados pela equipe do HGE, apresenta quadro estável e não corre risco de morte. Novos exames serão realizados para um diagnostico mais detalhado da doença.

REINADO continua na UTI do Hospital Santo Antônio, em Fortaleza (CE), lúcido e conversando normalmente. Quanto ao possível tumor no cérebro, ainda não houve um diagnóstico definitivo por parte da equipe médica. Há a suspeita que seja apenas um coagulo proveniente de uma bactéria. Ontem (23), Reinaldo voltou a fazer hemodiálise, mas seu quadro é estável e não corre risco de morte.

No inicio de ontem (23), chegou à Fortaleza o mefecista Mário, enviado pelo MFC/AP para visitar Reinaldo e seus familiares.


São estas as últimas informações que nos chegaram sobre a saúde dos mefecistas Gastão e Reinaldo. Pedimos a todos os mefecistas do Brasil que continue em oração pela saúde dos nossos irmãos Gastão (MFC/AL), Reinaldo (MFC/AP) e também por seus familiares.

A oração é a principal forma de ajudar, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária. Cremos no Deus que reconcilia o mundo através de Cristo. Nossos sacrifícios, orações e culto precisam vir acompanhados de uma solidariedade missionária, mediante ações bem sintonizadas com o próximo, principalmente com os pobres, oprimidos, órfãos e viúvas, estrangeiros e, sobretudo, com os que ainda não conhecem o Cristo.

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: Eclesiástico 35, 15-17. 20-22
Salmo: 33
2ª Leitura: 2 Timóteo 4,6-8. 16-18
Evangelho: Lucas 18, 9-14

EVANGELHO - Lc 18,9-14
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros:

Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.

O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda”.

O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”

Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. “Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".

Palavra da Salvação.

HOMILIA DE DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA
No Domingo passado, a Palavra de Deus nos falava da oração. Vimos, naquela ocasião, que rezar nos coloca diante de Deus com toda a nossa vida: a oração é a atitude fundamental do homem de fé. Quem não reza é ateu, fechado em si, na sua auto-suficiência. Para quem não reza – ou não reza de verdade, com espírito de orante -, Deus na passa de um objeto. Neste sentido, Santo Agostinho dizia que “a fé não é para os soberbos, mas para os humildes”. Somente aquele que se sabe pequeno e frágil, imperfeito e limitado diante de Deus reza de verdade. Por isso o Eclesiástico afirma que “a prece do humilde atravessa as nuvens”. E aqui não se trata simplesmente de uma oração de momento, mas de uma atitude de vida: atravessa as nuvens os desejos do coração daquele que vive a vida diante de Deus e não fechado em si mesmo: “Bendirei o Senhor Deus em todo tempo, seu louvor estará sempre em minha boca!” – Vejam: é este o verdadeiro orante, porque é este o verdadeiro crente: aquele que sabe bendizer a Deus em todo o tempo – seja no tempo bom, seja no mau. “Seu louvor estará sempre em minha boca!”

Pensando nisso, meditemos na parábola de Jesus, sobre a atitude dos dois homens que sobem ao Templo para rezar… Por que Jesus a contou? Contou-a “para alguns que confiavam na sua própria justiça, isto é, na sua própria retidão, nos seus próprios méritos, na sua própria santidade e desprezavam os outros”. Como reza o fariseu? Santo Agostinho explica que ele nem sequer reza: “Procura nas suas palavras o que ele pediu. Não encontras nada! Foi para rezar, mas não rezou a Deus; só louvou a si próprio! Mais ainda: não lhe bastou não rezar, não lhe bastou louvar a si próprio e ainda insultou aquele que rezava de verdade!” O fariseu, na verdade, é incapaz de uma verdadeira comunhão com Deus: ele somente tem a si próprio ante seus olhos, ele é o seu próprio Deus, a sua própria satisfação e, quando se mede com os outros, é para insultar e desprezar interiormente… Bem diferente de Jesus, que tinha tudo para nos acusar e, no entanto, quando nos olha, é para ter compaixão, para perdoar, para nos estender a mão.

E o publicano? Qual a sua atitude? “Ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”’ De modo poético, diz Santo Agostinho que “o remorso o afastava, mas a piedade o aproximava; o remorso o rebaixava; mas a esperança o elevava”. Eis a atitude do homem aberto para Deus, daquele que se vê na luz do Senhor: tem consciência do seu nada, da sua miséria, do seu pecado, mas sabe que é amado por Deus; sabe que o que de bom possui e faz é dom da graça do Senhor! E porque assim vive e assim procede, esse pobre pecador experimenta a misericórdia de Deus, daquele que, como diz o Salmo, “volta sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido” . Como termina a parábola? Deixem-me ainda citar Santo Agostinho: “Escutaste o contraste entre o fariseu e o publicano; escuta agora a sentença. Escutaste o soberbo acusador e o réu humilde. Escuta, agora, o Juiz: ‘Em verdade eu vos digo: aquele publicano saiu do templo justificado, não o fariseu’. Senhor, dize-nos o motivo! Perguntas o por quê? Eis: ‘ Porque quem se exalta, será humilhado, e quem se humilha, será exaltado’. Ouviste a sentença; guarda-te bem de caíres no motivo; ouviste a sentença; preserva-te da soberba!”

Meus caros, não é esta a nossa grande tentação? Achar que somos bons, que somos justos diante de Deus, que mereceríamos um prêmio de honra ao mérito. E, ainda mais: do alto da nossa auto-suficiência, quantas e quantas vezes julgamos, condenamos e executamos os outros! No entanto, se nos recordássemos os nossos pecados com sinceridade, como o publicano, não nos acharíamos grandes diante de Deus e não julgaríamos nem condenaríamos como o fariseu. Pensemos nos tantos benefícios que do Senhor recebemos, pensemos nos nossos pecados e na nossa preguiça para amá-lo como ele deve ser amado, pensemos nas nossas incoerências e infidelidades, pensemos nas nossas fraquezas… Se assim o fizermos, não teremos a pretensão de merecer nada diante de Deus, seremos humildes e também mais compreensivos com as fraquezas dos irmãos. Nunca percamos de vista o seguinte: aquele que se acha merecedor diante do Senhor, merece, na verdade somente a sua repreensão, pois ainda não compreendeu de fato que Deus nos amou primeiro e não só nos chamou à vida, como também deu-nos o seu Filho quando ainda estávamos nos nossos pecados! Estejamos atentos ao exemplo de São Paulo, na segunda leitura de hoje. Ele, que tinha tanto de se gloriar, porque combateu o bom combate, com toda humildade esperou do Senhor o prêmio da coroa da justiça. Que diferença do fariseu! Este, confiava na sua própria justiça; o Apóstolo esperou na justiça do Senhor. Por isso, na fraqueza experimentou a força do Senhor e, na tribulação, experimentou que o Senhor lutou por ele…

Que este mesmo Senhor nos dê a graça de um coração humilde, que coloque somente nele a confiança, o repouso e a esperança da salvação. Assim, seremos livres da soberba e justos diante de Deus. Amém.

HOJE, 58ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

sábado, 23 de outubro de 2010

EM QUEM DEVEMOS VOTAR?


Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, O. Carm.
Arcebispo de Maceió

Estamos às vésperas das eleições. Volto a lembrar a importância deste momento para o nosso país, para o nosso povo, principalmente os pobres tão necessitados de políticas públicas que resgatem e promovam a sua dignidade de pessoa humana, de filhos de Deus. Não podemos como cidadãos e mais, como cristãos, ignorar a seriedade desta ocasião. Com o nosso voto temos a oportunidade de ajudar na transformação do nosso Brasil. Um voto errado nessas eleições trará serias consequências para os brasileiros nos próximos anos.

O povo já conseguiu uma vitória histórica com o Projeto Ficha Limpa. Agora é preciso estar atentos e vigilantes para fazer valer essa conquista: não deixar que demagogos e desonestos saiam vitoriosos neste pleito eleitoral. Mas que vençam a ética, a democracia, a liberdade, o direito e a justiça, o compromisso de gerir a coisa pública com responsabilidade tendo em vista o bem comum e não interesses escusos, espoliadores da Nação e do Estado. Chega de corrupção! O tempo requer mudanças de mentalidade e atitudes e nós, com o nosso voto temos a responsabilidade de provocar tais mudanças na pratica política deste país.

Volto a lembrar que a Igreja não apóia nenhum candidato. Se alguém disser que está sendo apoiado ou é representante dos católicos nestas eleições está mentindo. Porém, por dever evangélico, temos critérios como os apontados na Cartilha preparada pela Comissão política da Província Eclesiástica de Maceió que orienta EM QUEM DEVEMOS VOTAR:

            1. A primeira coisa e a mais importante a ser observada é o passado do candidato. De onde ele vem? Já tem algum trabalho realizado? Se ele ocupou outros cargos, honrou os mandatos anteriores? Como se portou? Saiu com fama de honesto ou de corrupto? Cumpriu durante o mandato as promessas feitas durante a campanha?

            2. Outro critério: quem são os componentes do grupo político daquele candidato? Vale o provérbio: “dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és...” Seus companheiros políticos são pessoas honradas? Recordemos que ninguém governa sozinho: meu grupo político fará parte do meu modo de exercer meu mandato!

            3. Mais um critério: o modo que o candidato tem de fazer campanha. Está gastando demais? Está comprando votos, dando dinheiro, prometendo empregos? Usa o nome de Deus ou da igreja? Usa a fé do povo? Anda com a bíblia debaixo do braço? Tudo isso, além de profanar o nome de Deus, de sua igreja e de seus santos, é pura demagogia!

            4. Quando ele promete, explica direitinho de onde vai tirar o dinheiro para cumprir as promessas. Porque se não explica, não vai cumprir nada: está prometendo o que não pode cumprir!

Vote consciente e que Deus nos abençoe a todos!