terça-feira, 30 de novembro de 2010

FEIRA DA ESPERANÇA E DA SOLIDARIEDADE COM O MFC SERÁ SÁBADO, DIA 4

A Arquidiocese de Maceió promove mais uma FEIRA DA ESPERANÇA E DA SOLIDARIEDADE, que acontece todos os primeiros sábados de cada mês na Igreja de São Gonçalo, no bairro do Farol.

A próxima FEIRA DA ESPERANÇA E DA SOLIDARIEDADE será no dia 4 de dezembro e terá a organização do MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO.

A FEIRA DA ESPERANÇA E DA SOLIDARIEDADE tem inicio às 6h00min com a Santa Missa celebrada por Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió.

Após a Santa Missa haverá um CAFÉ REGIONAL (Self Service), preparado e organizado por membros do MFC - Movimento Familiar Cristão, com produtos da culinária nordestina, ao preço de R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa (renda destinada as obras sociais da arquidiocese de Maceió).

No local, acontece também a FEIRA DA ESPERANÇA, com produtos produzidos na Fazenda da Esperança, Casa do Servo Sofredor, Acampamentos da CPT e artesanatos.

Os mefecistas que desejarem participar da organização e preparação do CAFÉ REGIONAL devem entrar em contato com Rita de Neto (9331-1069) e/ou Simone de Ailson (9341-7185 – 8808-0080).

GRUPO AMIZADE COMEMORA O 16º ANIVERSÁRIO NO HOTEL VILLA HÍPICA, EM GRAVATÁ

O GRUPO AMIZADE, o mais antigo Grupo de Base do MFC - Movimento Familiar Cristão de Maceió em atividade, comemorou o seu 16º aniversário de fundação com todos os seus membros nos dias 23 e 24 de outubro, em Gravatá, Pernambuco.

Após um delicioso café regional, na residência do casal coordenador, Helion e Verônica, o Grupo partiu de Maceió no dia 23 de outubro com destino à Gravatá em um Micro-ônibus (Van), se hospedando no Hotel Villa Hípica, onde desfrutaram de toda estrutura que o hotel oferece como ciclovia e pista de cooper, quadra de tênis, piscinas aquecidas, açude com deck para pesca, sala de jogos, sala de ginástica, mini campo poliesportivo, recreação infantil e adulto, fazendinha, biblioteca, sala de leitura, restaurante, bar e adega com um variado cardápio para todos os gostos, além de uma moderna estrutura voltada para lazer.

O final de semana não foi só de lazer, durante a estada em Gravatá, o Grupo realizou a sua 267ª reunião no salão de leitura do hotel com a participação de todos os seus membros. Assuntos diversos foram discutidos durante a reunião, priorizando a espiritualidade.

Na ida, o Grupo parou na cidade de Caruaru, onde saborearam no Restaurante da Charlette, bacalhau e carne de carneiro assados na brasa, e visitaram o Pólo de Compras, de onde as mulheres do Grupo saíram com várias sacolas recheadas de compras e os maridos com alguns reais a menos na conta bancária. Já em Gravatá, o Grupo visitou a Feira de Artesanato e outros pontos turísticos da cidade.

O GRUPO AMIZADE é formado pelos casais Sandra e Ermi, Marly e Beto, Margot e Arthur, Verônica e Helion, Ângela e Luizinho, Wilza e Antonino e Geralda.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ TERÁ CASA PARA TRATAR MULHERES DEPENDENTES QUÍMICAS

Com o número crescente de dependentes químicos, surge a necessidade de se implantar mais entidades voltadas para o tratamento e atendimento dessas pessoas. Pensando nisso, a Arquidiocese inaugura até o final do ano a CASA BETÂNIA, nas proximidades da fábrica da Coca-Cola (Benedito Bentes), que irá assistir mulheres dependentes químicas.

Segundo o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, a CASA BETÂNIA está em fase de conclusão. “A expectativa é que seja inaugurada no dia 26 de dezembro”, declara.

Não há delimitação de faixa etária. Toda e qualquer mulher que se encontre nessa situação poderá ser assistida. “A prioridade, é que apenas moradoras de rua sejam internas, mas, qualquer outra pessoa que não tenha condições financeiras de pagar o tratamento, bem como aquelas mulheres que estejam em situações que não possam ser encaminhadas para outras instituições de outros estados (Pernambuco ou Sergipe)”, explica Dom Antônio.

A preocupação em implantar a CASA BETÂNIA, segundo o Arcebispo, surgiu diante do alto índice de mulheres dependentes químicas, que se encontra em situação de vulnerabilidade. O atendimento vai ser o mais primário e familiar. O método que irá usar é a mesma da vertente masculina, a exemplo da Fazenda Esperança. O Arcebispo diz que o tratamento não tem nenhum custo para os internos “Quem se dispor ajudar é bem vindo, mas a princípio não paga”, explica.

O prédio da CASA BETÂNIA foi cedido pela Arquidiocese, e está sendo montada através de doações por parte de toda a população, especialmente dos movimentos católicos que participam da Arquidiocese.

Dom Antônio lembra, ainda, que na próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro haverá um encontro, onde reunirá os movimentos católicos que participam da Arquidiocese, que levarão uma oferta para a montagem da CASA DE BETÂNIA.

Ao MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, coube doar um “Fogão Industrial” para a CASA DE BETÂNIA. Os mefecistas que puderem colaborar financeiramente com qualquer valor para a aquisição do bem, devem manter contato com a Equipe Cidade de Maceió através do e-mail mfcmaceio@ibest.com.br e/ou mfcalagoas@gmail.com ou pelos telefones 82 8897-4015 (João Cassella) e/ou 8852-8979 (Jorge).

BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 2 DA CNBB VISITAM OBRAS DE REVITALIZAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) se reuniram no município de Floresta (PE), para tratar de vários assuntos internos e pastorais, e realizarem uma visita às obras da transposição de águas do Rio São Francisco. Na oportunidade eles observaram a falta de revitalização do Rio e cobraram fiscalização nas obras de transposição.

“Os trabalhos de revitalização são praticamente inexistentes no trecho do Rio São Francisco de onde saem os dois Eixos da Transposição. Embora não tenham chegado a todas, os trabalhos de saneamento básico constituem exceção, porque estão sendo realizados em muitas cidades da bacia”. Os prelados também cobram mais fiscalização nos trabalhos. “Estes trabalhos, porém, deveriam ser melhor fiscalizados, pois existem fortes dúvidas quanto à qualidade e à utilidade das obras realizadas em várias cidades”, disseram os bispos em mensagem divulgada após a visita.

O objetivo da visita, que teve caráter pastoral, foi conhecer o andamento dos trabalhos e, sobretudo, ver de perto os reflexos e consequências da obra na vida das pessoas das comunidades atingidas. Eles também aproveitaram para manifestar solidariedade às comunidades que se sentem prejudicadas e detectar problemas sobre os quais se faz necessário um maior controle por parte da sociedade.

Os prelados foram acolhidos pelo atual Ministro da Integração, Dr. João Santana. Ele apresentou todo o projeto de transposição aos bispos e, no período da tarde, eles visitaram algumas partes do Eixo Leste, o qual levará água para o Ramal do Agreste e para a bacia do Rio Paraíba, cuja nascente é em Monteiro.

Com o acompanhamento dos técnicos do Ministério, foi visitado, no Eixo Norte, trechos do canal de aproximação que está sendo construído em Cabrobó e conheceram uma das Vilas Produtivas Rurais (VPR) que estão sendo construídas para recolocar as famílias, cujas casas ficaram na área desapropriada de Uri, em Salgueiro (PE).

Os bispos também se reuniram no centro Dom Guanella, em Salgueiro, com um grupo de representantes de várias comunidades atingidas, em boa parte indígenas, que apresentaram suas dificuldades. Os principais problemas expostos foram: a indenização das terras, frequentemente “irrisória” e demorada; as dificuldades de atravessamento do canal para os moradores que ficam com terras de um lado e de outro; e a grande rotatividade de trabalhadores que são demitidos depois de poucos meses de serviço. Uma grande preocupação, em particular, é relativa às terras indígenas; muitas das quais não foram homologadas.

Diariamente, à noite, os bispos participaram de missas nas catedrais de Floresta e Salgueiro, acolhidos, respectivamente, por dom Adriano Ciocca Vasino e dom Magnus Lopes.

Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió, é o presidente da Regional Nordeste 2 da CNBB.

domingo, 28 de novembro de 2010

1º DOMINGO DO ADVENTO

Com alegria iniciamos hoje o novo ano litúrgico. Neste Tempo de Advento devemos nos preparar, juntos com Jesus, para o Natal. Para que tenhamos uma ótima preparação, devemos seguir as orientações dos autores, cujas narrativas tendem a nos aproximar do Menino-Deus que vem para nos redimir e resgatar para o Pai. Estamos prestes a testemunhar o mais importante acontecimento da História. Fato que nos conduz a celebrar o nascimento de Jesus. Ele já veio, mas continua nos visitando e, por isso, precisamos estar atentos à sua nova vinda que se anuncia neste tempo especial de vivência e experiência cristã e de fé. Feliz preparação. Feliz Natal a todos vós que sois de Cristo.

1º DOMINGO DO ADVENTO
1ª Leitura: Livro do Profeta Isaías 2,1-5
Salmo: 121
2ª Leitura: Segunda Carta de São Paulo aos Romanos 13,11-14
Evangelho: Marcos 24.37-44

EVANGELHO - Marcos, 24, 37-44
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.

- Naquele dia dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado. Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo: uma será levada, e a outra, deixada. Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.

Palavra da Salvação.

HOMILIA DO DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
JESUS, FILHO DO HOMEM

A liturgia de início e fim do ano litúrgico destaca os textos escatológicos dos Evangelhos, na perspectiva, respectivamente, do advento de Jesus e da manifestação gloriosa do Reino de Deus.

O texto do Evangelho de hoje é extraído do "discurso escatológico" que abrange os capítulos 24 e 25 de Mateus. Neste discurso Mateus mistura sentenças e parábolas referentes à ruína de Jerusalém e à vinda apocalíptica do Filho do homem, com seus sinais precursores.

A ênfase é dada sobre a atitude de vigilância que se deve ter, na expectativa da vinda do Filho do homem. Nos Evangelhos, Jesus identifica-se com o Filho do homem (significa: o humano, o que, aliás, é a grande característica do Evangelista Marcos e, não, de Mateus: apontar para a humanidade de Jesus) e não com um messias davídico glorioso.

Jesus, Filho do homem, é o Jesus, filho de Deus Pai, encarnado, nascido de Maria, que viveu com seus pais em Nazaré, e, depois, envolve-se no ministério da libertação dos oprimidos, comunicando sua vida divina a todos que nele crêem e a todos que amam, respeitam e promovem a vida.

Meditar sobre o advento de Jesus é compreender a sua divina presença encarnada entre nós, no dia a dia, a partir de seu nascimento. Estar vigilante, desperto do sono, é envolver-se no cumprimento da vontade do Pai, que nos é revelada por Jesus (Observem a segunda leitura).

Jesus humano não é um rei poderoso e guerreiro violento da estirpe davídica, mas, ao contrário, é aquele homem manso e humilde de coração, que inaugura um mundo novo, no qual se deve "fundir suas espadas, para fazer bicos de arado, fundir as lanças, para delas fazer foices" (O Jesus humano aqui apresentado, é um homem moldado para o trabalho. Vejam a primeira leitura).

É o mundo novo no qual as fabulosas e incalculáveis riquezas que são gastas com as mais sofisticadas e poderosas armas, pelos países imperialistas, para promoverem a morte violenta ou lenta, serão aplicadas para acabar com a fome, com a ignorância, com o desemprego, com a morte prematura, proporcionando condições de vida digna para todos.

A vida que, então, desabrocha é alegria, fraternidade, partilha, amor, com a participação na vida e na glória de Deus. Façamos do advento de Jesus, o nosso advento. Vinde! Preparemo-nos.

HOJE, 63ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

sábado, 27 de novembro de 2010

APRENDENDO UMA NOVA LINGUAGEM

O GRUPO NOVO HORIZONTE do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, se reuniu para discutir o tema “AMAR DO JEITO QUE O OUTRO ENTENDA”, a partir de um artigo da terapeuta de casal e família e mestre em psicologia, Deonira La Rosa, postado neste Blog no dia 28 de outubro. Esse assunto suscitou excelentes discussões, com grandes ganhos para todos. No dia seguinte a mefecista Renata Vilela, enviou por e-mail a todos do grupo um artigo escrito por ela com suas próprias conclusões, um texto comovente com o qual vocês certamente irão se identificar e que passamos a divulgar.

“APRENDENDO UMA NOVA LINGUAGEM”

Renata Vilela
Grupo Novo Horizonte
MFC MACEIÓ

Depois de 28 anos descobri uma nova linguagem que eu não conhecia. Na verdade, não é que eu não conhecesse. Eu apenas não a via como uma linguagem.

É a linguagem do amor. Parece óbvio. Não, não se precipitem. Não pensem que sou uma insensível. Muito pelo contrário. Sempre amei intensamente. E, na melhor das hipóteses acerca de que o amor é uma linguagem, eu acreditava que esta era universal.

Ontem eu descobri que não. Existem várias formas. Ou melhor, não descobri, pois acho que no fundo eu já sabia, mas tomei a consciência. É engraçado. Deixem-me tentar explicar.

As variantes do amor são como o sotaque. É sim; não riam. Leiam o resto!

Todos sabem que no Brasil falamos português. No entanto, basta viajar para percebermos que a mesma língua é falada de forma diferente. E sabe o melhor disso tudo? No começo a gente pode até não entender alguma coisa, alguma particularidade, mas bastam alguns dias em outro Estado e voltamos falando diferente, chiando mais ou menos, puxando um “s”, falando um “vice” um “bah guria”. Pois é. Mas isso não é por acaso. Sabia que isso tem uma explicação científica? Estudos de fonoaudiólogos demonstraram que, se uma pessoa de diferente região, por exemplo, sudeste, vai morar no nordeste, e assimila hábitos de comunicação, o sotaque daquele local, significa que ela tem aceitação por aquele novo lar, que ela está aberta àquela cultura.

Interessante não é?

Ah, já sei! Você deve está pensando “O que é que ela está falando? Aonde quer chegar com isso? E o amor, o que tem a ver?” Tudo!!! Não pensem que eu me perdi não!

Façamos a ligação: AMOR – LINGUAGEM – PORTUGUÊS – BRASIL –
SOTAQUE – CULTURA – ACEITAÇÃO.

Bingo!

Por que não nos dispomos a aprender a linguagem do outro, a maneira pela qual nosso parceiro demonstra o seu amor? Onde está a nossa capacidade de aceitação? Quanto tempo é necessário para “pegarmos” esse sotaque do outro?

Ah, mas esse talvez seja o problema: não entendemos o amor como uma língua nova, que precisamos prestar atenção dia a dia para aprendermos. Não queremos nos despir de nossos hábitos e costumes e aprender novos.

Sugiro que, a partir desta consciência, passemos a olhar o amor com outros olhos, principalmente o amor do outro. Passemos a vê-lo não apenas como um sentimento, mas também como uma disciplina a ser aprendida a cada dia. Prestemos atenção nas lições; todas elas são importantes. Se não entendermos, tudo bem volte algumas páginas e leia novamente. Conhecimento é uma construção. Ninguém aprende a dividir se não souber multiplicar. É uma seqüência.

Que possamos ser eternos aprendizes e que busquemos sempre a maior graduação no amor.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GRUPOS CANÁ DA GALILEIA E ÁGAPE SE REÚNEM NESTE SÁBADO

Os Grupos de Base CANÁ DA GALILEIA e ÁGAPE, integrantes do Movimento Familiar Cristão de Maceió, estarão reunidos neste sábado, dia 27 de novembro, a partir das 20 horas, na residência do casal Ailson e Simone, iniciando-se um ciclo de intercambio entre os dois Grupos.

Participam como palestrantes nesta reunião, o casal Claudio e Beth Marques, ex-coordenadores do MFC MACEIÓ e membros do Grupo Vida. O atual casal coordenador do MFC MACEIÓ, Neto e Rita, confirmaram presença na reunião.

A reunião servirá para uma melhor integração entres as equipes tendo como finalidade melhorar o relacionamento intergrupos, gerando um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade, de simpatia, amizade e principalmente, a troca de experiências.

MFC MACEIÓ ESCOLHERÁ MODELO DA CAMISA DO BLOCO FAMÍLIA NA FOLIA ATRAVÉS DE CONCURSO DURANTE A FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

O MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ escolherá o modelo da camisa do BLOCO FAMÍLIA NA FOLIA que participará do JARAGUÁ FOLIA 2011 através de concurso durante a Festa de Confraternização do MFC MACEIÓ que acontecerá no sábado, dia 4 de dezembro.

O modelo da camisa será escolhido por uma comissão formada por três dirigentes do MFC MACEIÓ. Todos os mefecistas podem participar enviando o design da camisa para o e-mail: mfcmaceio@ibest.com.br até o dia 2 de dezembro.

O criador da camisa escolhida e um acompanhante de sua livre escolha  receberão gratuitamente duas camisas para participarem do BLOCO FAMÍLIA NA FOLIA.

O JARAGUÁ FOLIA é considerado uma das melhores prévias carnavalescas do Brasil. Os mais de 70 blocos participantes garantem que o carnaval continua sendo uma festa para todas as idades e segmentos sociais.

Ano passado, mais de 500 foliões participaram do BLOCO FAMÍLIA NA FOLIA que percorreu o corredor do JARAGUÁ FOLIA com muita alegria, disposição e frevo no pé. A presença foi maciça e o MFC MACEIÓ se organiza para colocar os foliões mefecistas na edição 2011 do JARAGUÁ FOLIA.

O evento acontece no sábado, uma semana antes do inicio do carnaval 2011, com os Blocos percorrendo toda a Rua Sá e Albuquerque até a Praça 2 Leões e os Blocos se dispersando nas imediações do Porto de Maceió. A concentração do BLOCO FAMÍLIA NA FOLIA acontece a partir das 19h30min e o desfile começa às 20h30min. Desde a concentração até o final do percurso o BLOCO FAMÍLIA NA FOLIA é acompanhado de ORQUESTRA DE FREVO, que tocará exclusivamente para o bloco.

Não perca tempo, comece agora a desenhar o modelo da camisa do BLOCO FAMILIA NA FOLIA 2011. O prazo para enviar o modelo é 2 de dezembro, às 23h59min.

CONGRESSO DE LITURGIA DO NORDESTE 2 DÁ DESTAQUE À CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Com o tema “Celebração da Palavra no dia do Senhor”, o Regional Nordeste 2 da CNBB (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas) promoveu, no período de 12 a 15, o 3º CONGRESSO REGIONAL DE LITURGIA (CONGRELIT). O Congresso reuniu, em Igarassu (PE), 15 dioceses do Regional e teve como objetivo “aprofundar a prática litúrgica das comunidades que celebram a Memória Pascal de Jesus Cristo”.

A Irmã Penha Carpanedo, assessora do encontro, enfatizou a importância da Celebração Dominical da Palavra, lembrando o lema do Congresso, “Hoje se cumpriu estas palavras da escritura que acabastes de ouvir”.

“Mais do que exortar ou dar lições catequéticas, a celebração da Palavra é o momento vital de encontro com Alguém, capaz de transformar a vida”, disse a religiosa.

O bispo referencial da liturgia no Regional, dom Manoel dos Reis de Farias, da diocese de Patos (PB), ressaltou a participação das dioceses no Congresso. “Achei o evento muito positivo, com a presença de 15 dioceses. A assessora foi excelente e o clima do Congresso foi muito bom, com o entrosamento entre os participantes, a partilha e animação, todos com sede de penetrar no profundo mistério da Palavra de Deus”, avaliou.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, visitou os congressistas e os exortou à na missão. Ele lembrou, ainda, o centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife a ser comemorado no próximo dia 5 de dezembro.

Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió (AL), é o presidente da Regional Nordeste 2 da CNBB.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COMUNICADO DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Dona MARIA SOARES, mãe do mefecista Amauri de Ana Lúcia (Casal Resgate da Equipe Cidade) e avó de Anamaria de Rainey (vice-coordenadora da Equipe Cidade de Maceió).

Confiantes no amor de Deus e na certeza de que agora Dona MARIA SOARES está na graça do Pai, elevemos os nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

O sepultamento acontecerá às 16 horas desta quinta-feira, dia 25, no Cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru (PE).

A Coordenação Estadual do Movimento Familiar Cristão em Alagoas expressa seus sentimentos a família enlutada nesse momento de dor e sofrimento, com a certeza que Deus a acolherá em sua maravilhosa graça.

HOJE É O DIA DO MFC NA FESTA DA MEDALHA MILAGROSA

Continua nesta quinta-feira, 25, na Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, a “FESTA DA PADROEIRA” e a “FESTA DA MEDALHA MILAGROSA”.

Às 8 horas, acontece o “Momento Mariano” e às 19h30min, teremos a “Santa Missa” com o tema: “Maria Mulher eucarística, ensina a nossa PARÓQUIA a realizar – através da Eucaristia – a unidade dos fiéis”.

As lideranças desta quinta-feira são os Jovens do “Segue-me”, Homens e Mulheres do Terço, Comunidades de São Domingos Sávio, Imaculado Coração de Maria e o MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO. A animação fica a cargo do Coral dos Jovens do “Segue-me”. Após a Santa Missa, haverá momentos de confraternização no pátio da Matriz, organizados pelas lideranças da noite.

O MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ convida todos os mefecistas, seus familiares e amigos para participarem com fervor deste momento de fé, de graça e de amor para com a Mãe de Jesus, Nossa Senhora das Graças e Santa Catarina Labouré, vestidos com a camisa do MFC.

GRUPOS NOVO HORIZONTE E SAGRADA FAMÍLIA SE REÚNEM HOJE

Os Grupos de Base NOVO HORIZONTE e SAGRADA FAMÍLIA, do Movimento Familiar Cristão de Maceió, estarão reunidos a partir das 19h30min, desta quinta-feira (25), na residência do casal Lúcio e Sandra para mais uma reunião de intercambio entre Grupos.

A reunião contribuirá para uma melhor integração, tendo como finalidade melhorar o relacionamento intergrupos, gerando um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade, de simpatia, amizade e principalmente, a troca de experiências.

25 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DOS DOADORES DE SANGUE

Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e à vida.
É uma oportunidade de ajudar sem interesse.
É uma demonstração de solidariedade, de evolução espiritual.
É um ato de fé e bondade.
Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue e necessitar da doação de alguém.
A necessidade de sangue pode surgir em qualquer família, a qualquer momento.
O sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação de um ser humano a outro.
A necessidade nos torna igual. Doe para receber.



O QUE É PRECISO PARA DOAR
      ·        Ter e estar com boa saúde.
·        Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS.
·        Ter idade entre 18 e 60 anos.
·        Pesar acima de 50 kg.
·        Não estar exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, usar drogas, ter parceiro sexual portador do vírus da AIDS).
·        Apresentar documento de identidade oficial.
·        Não estar gripado ou resfriado.
·        Não estar grávida ou amamentando.

É PRECISO SABER
·        Não existe substituto para o sangue.
·        Seu sangue jamais será vendido.
·        Quem doa sangue uma vez não é obrigado e nem tem necessidade de doar sempre.
·        Um doador pode doar sangue até quatro vezes por ano.
·        Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina nem engrossa o sangue, não vicia e faz bem para a consciência.
·        O doador tem o direito de receber um atestado médico e a carteirinha de doador.

PREPARAÇÃO PARA DOAÇÃO
·        Dormir bem a noite anterior à doação.
·        Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação.
·        Não estar em jejum.
·        Pela manhã você pode tomar café normalmente.
·        Após almoço ou jantar, aguarde 3 horas.

COMO É A DOAÇÃO
·        A coleta é feita com material descartável.
·        A doação de sangue não dói.
·        Não há riscos de adquirir doenças.
·        Após doar sangue, o doador volta às atividades normais.
·        Ao doar sangue, você vai ser orientado e acompanhado por experientes profissionais de saúde.

É SEGURO DOAR SANGUE
·        Antes da doação, o candidato será avaliado e somente doará se estiver em condições.
·        A quantidade de sangue doada é de aproximadamente 450 ml.
·        O sangue doado passa por exames laboratoriais.
·        Todo material usado é descartável.
·        Todo sangue retirado é reposto pelo organismo.
·        A coleta é realizada em ambiente limpo, confortável e acolhedor.

ATENÇÃO
·        Quando for doar sangue lembre-se de responder corretamente às perguntas durante a entrevista. O sangue seguro começa com as informações.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

1ª FEIJOLACA É DOMINGO, DIA 28. PARTICIPE!

O “LACA - LAR DE AMPARO À CRIANÇAS PARA ADOÇÃO” promove a 1ª FEIJOLACA, primeira Feijoada do LACA com Thiaguinho e Banda e a cantora Rose de Paula, no próximo domingo, dia 28 de novembro, a partir do meio dia, no Salão Festolândia, na Rua Eloi de Lemos França, nº 30, Gruta de Lourdes. A feijoada será preparada pelo Buffet San Martin.

O objetivo da 1ª FEIJOLACA é arrecadar fundos para aquisição de um imóvel. As camisas que dá direito a participar do evento já estão sendo vendidas ao preço unitário de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

Os mefecistas James e Fátima, Vamberto e Marly, Jorge e Penha, Fiel e Claudete, Mauricio e Luciana Paes, Claudio e Eurídes, já adquiriram as camisas da 1ª FEIJOLACA e todos os mefecistas que desejarem participar do evento devem ligar para 3356-9061 e/ou 8854-0565 e adquirir sua camisa até o sábado, dia 27.

No Brasil milhares de crianças vivem em abrigo, crianças que apesar da mais tenra idade já foi vítima de negligência, maus-tratos, abusos e outros tipos de violência. 87 % dessas crianças têm famílias; 7% dessas famílias estão desaparecidas; 4,6% são órfãos; 8 mil estão prontos para adoção.

As causas pelas quais essas crianças vão para os abrigos, são as mesmas em todo o Brasil: Carência afetiva; Abandono dos pais; Vivência nas ruas; Tráfico de drogas; Trabalho infantil; Mendicância, etc.

O drama dessas crianças é desconhecido pela sociedade. Afinal, elas não se rebelam e não incomodam, não votam e nem mostram seus rostos. Foi pensando nisso e tentando fazer diferença que um grupo de voluntárias do Grupo 100% AMOR que já atuava há mais de 10 anos na Creche Adoção Municipal resolveu se unir e criar o “LACA - LAR DE AMPARO À CRIANÇAS PARA ADOÇÃO”.

O “LACA” é uma instituição sem fins lucrativos e não governamental, que funciona com recursos próprios e com parcerias através de doações voluntárias de pessoas e empresas. Sua finalidade maior é além de oferecer um lar provisório para crianças de 0 a 8 anos, agir como Grupo de Apoio à Adoção, agilizando seu retorno a família natural ou o seu encaminhamento a uma família substituta. O grupo acredita que abrigos devam funcionar como casas de passagens e não como depósitos de crianças.

A instituição “LACA” é presidida atualmente por Margarida Navarro e tem como vice Clariceana Lucena. Participam também da diretoria da LACA os colaboradores Eurídes Carvalho, Cleópatra Melo, Tânia Lúcia Alves, Paula Calheiros Gomes, Nadja Santos, Patrícia Souza, entre outros.

O “LACA” funciona em uma casa alugada na Rua Coronel Pacheco Ramalho, nº 219, Pitanguinha.

FESTA DA MEDALHA MILAGROSA COMEÇA HOJE NO ALDEBARAN

Tem inicio hoje, na Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, a “FESTA DA PADROEIRA” e a “FESTA DA MEDALHA MILAGROSA”.

Durante os próximos quatro dias, às 8 horas da manhã, acontece o “Momento Mariano” e de hoje (24) até a sexta-feira (26), sempre às 19h30min, acontecerá a “Santa Missa” e, logo após, momentos de confraternização no pátio da Matriz, organizados pelos movimentos leigos da Paróquia, entre eles, o MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO.

No encerramento, sábado, dia 27, a “Santa Missa da Solenidade de Nossa Senhora”, acontece às 19 horas, culminando com a Procissão às 20h30min.

O Pároco, Cônego João José de Santana Neto e o MFC - Movimento Familiar Cristão convidam todos os mefecistas, seus familiares e amigos para participarem com fervor deste momento de fé, de graça e de amor para com a Mãe de Jesus, Nossa Senhora das Graças e Santa Catarina Labouré.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010


SAIBA COMO AGIR EM ALGUMAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Para ajudar alguém que corre perigo, é preciso manter a calma e assumir o controle da situação. É sempre útil manter na bolsa ou no celular os telefones do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - 192, que levará a vítima para o hospital mais próximo, e do Corpo de Bombeiros - 193. Além disso, tenha sempre por perto o telefone do médico de família, ou do serviço de atendimento do seu plano de saúde, se for o caso.

Após solicitar o socorro, ou pedir que alguém solicite enquanto você socorre a pessoa que está em perigo, alguns procedimentos podem ser cruciais para a sobrevivência da vítima. Veja como agir em algumas situações de emergência:

ACIDENTES
•As vítimas de trauma requerem técnicas específicas de manipulação, pois qualquer movimento errado pode piorar o seu estado. Portanto, não toque na vítima. Só retire o acidentado do local do acidente se houver risco de vida para ele ou para o socorrista (ex: risco de explosão, ou se a estrada é perigosa e não há como sinalizar). Acidentados presos em ferragens só devem ser retirados pela equipe de atendimento emergencial;
•Se possível, obtenha a colaboração de outras pessoas dando ordens claras e concisas. Identificar pessoas que se encarreguem de contatar o atendimento de emergência, avisar a polícia (se necessário), desviar o trânsito ou construir uma proteção provisória;
•Evite o contato direto com sangue, secreções, excreções ou outros líquidos;
•Se o acidentado estiver consciente, tente tranquilizá-lo.

QUEIMADURAS
•Lavar o local com água corrente, a temperatura ambiente, por 30 minutos;
•Se a área da queimadura for grande (mais de 10% do corpo), coloque um pano bem limpo e umedecido;
•Não use nenhuma pomada e procure assistência médica.

DERRAME
•Uma vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente chamado de derrame, pode apresentar um ou mais sintomas: dificuldade para falar, fraqueza em um lado do corpo, dor de cabeça forte, visão dupla, diminuição da consciência e/ou desmaio;
•Leve a vítima imediatamente ao pronto-socorro ou chame o resgate. Quanto antes o paciente for atendido, maiores são as chances de recuperação.

SUFOCAMENTO (ENGASGO)
•Um sinal característico quando a pessoa engasga com alimentos ou após aspirar algum objeto, é o ato de levar as mãos ao pescoço e apertá-lo. Se for o caso, realize a manobra de Heimlich da seguinte maneira: posicione-se atrás da vítima; abrace a vítima pela cintura, unindo suas mãos acima do umbigo e abaixo da última costela; pressione o abdome com um golpe único e forte. Pode-se repetir a compressão até que a vítima expulse o objeto que está obstruindo a via aérea;
•Caso a manobra não funcione e/ou caso perceba que a vítima está perdendo a consciência, deite-a no chão, estique o pescoço e abra a boca dela em busca de algum objeto que esteja no interior da cavidade oral. Uma recomendação é importante: só introduza o dedo na boca da vítima para retirar um objeto se o mesmo estiver visível; nunca introduza o dedo as cegas na cavidade oral da vítima;
•Uma manobra semelhante a de Heimlich pode ser realizada com a vítima deitada: posicione-se de joelhos, sobre a vítima e aplique as mãos no mesmo ponto que na manobra descrita acima; faça uma compressão forte no abdome da vítima;
•Se a vítima iniciar com quadro de dificuldade respiratória grave, (o que é comum), respiração boca a boca deve ser iniciada imediatamente;
•Caso a pessoa perca pare de respirar e o coração pare de bater, deve-se iniciar as manobras de atendimento de parada cardíaca.

AFOGAMENTO
•Mantenha a vítima deitada com a cabeça para cima em uma superfície firme e plana;
•Segure a cabeça do paciente, com o queixo para cima, de tal forma que o pescoço fique esticado, permitindo maior entrada de ar e, se a pessoa vomitar, vire a cabeça para o lado;
•Caso não observe reação da vítima, faça a respiração boca a boca: feche suas narinas com o polegar e o indicador, para que o ar não saia. Encoste sua boca na boca da vítima e sopre forte até encher de ar o peito do paciente. Inicie a massagem cardíaca (ver parada cardíaca), comprimindo o centro do peito com uma mão sobre a outra - Leve a vítima ao pronto-socorro ou chame o resgate.

CHOQUE ELÉTRICO
•Corte a corrente elétrica imediatamente (desligue a chave geral, por exemplo);
•Se não for possível cortar a corrente elétrica, use pano bem grosso, borracha, madeira ou material não condutor de eletricidade para tirar a vítima de perigo;
•Se o choque elétrico tiver sido muito forte, pode ter causado parada cardiorrespiratória. Caso a vítima esteja com ausência de pulso e de batimentos cardíacos, ou ainda lábios e unhas arroxeadas, chame o resgate e inicie imediatamente a massagem cardíaca (ver parada cardíaca) com a respiração boca a boca, alternadamente.

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
•Mantenha a vítima deitada com a cabeça para cima em uma superfície firme e plana;
•Segure a cabeça do paciente, com o queixo para cima, de tal forma que o pescoço fique esticado, permitindo maior entrada de ar;
•Caso não observe reação da vítima, ligue para o telefone de emergência (ou peça para alguém telefonar), peça para alguém trazer o desfibrilador automático (caso haja um no local) e inicie o procedimento básico de reanimação cardiorrespiratória;
•Faça a respiração boca a boca, fechando as narinas da vítima com o polegar e o indicador, para que o ar não saia. Encoste sua boca na boca da vítima e sopre forte até encher de ar o peito do paciente por duas vezes;
•Inicie a massagem cardíaca (compressão no tórax), comprimindo o centro do peito com uma mão sobre a outra. Com os braços esticados, aproveite o peso do seu próprio corpo para aplicar a compressão. Aplicar pressão suficiente para baixar o esterno por aproximadamente 4 centímetros (em adultos) e mantê-lo assim por cerca de meio segundo;
•Alterne duas respirações boca a boca e 30 compressões, até que o resgate chegue;
•Se no local houver um desfibrilador automático, aplique os adesivos no tórax da vítima e siga a orientação do aparelho

Obs: se por algum motivo você não puder fazer a respiração boca a boca, faça apenas as compressões no tórax

CONVULSÃO
•Deite o paciente de costas e afaste os objetos próximos;
•Se conseguir, vire a cabeça da vítima de lado e proteja-a para que não se machuque;
•Não tente segurar a língua da vítima;
•Não tente tirá-la da convulsão dando tapas ou jogando água;
•Depois de recuperada a consciência, leve a vítima ao serviço médico para tratamento e medicação correta;

DESMAIO
•Afrouxe as roupas da pessoa, soltando tudo o que possa prender sua circulação e respiração;
•Deite a pessoa de costas, e levante suas pernas para que elas fiquem acima da altura da cabeça;
•Abra as janelas e mantenha o local bem arejado;
•Caso a pessoa se mantenha desacordada, leve-a ao hospital ou chame o resgate.

FRATURAS
•Evite que a vítima movimente o local traumatizado;
•Imobilize o local com papelão, pedaços de madeira ou algum material rígido que funcionem como tala;
•As talas precisarão ser maiores do que a área atingida, de tal forma que ultrapassem um pouco para cima e um pouco para baixo, imobilizando totalmente o local;
•Se houver fratura externa, tome cuidado para estancar a hemorragia;
•Remova cuidadosamente o paciente para um posto médico ou hospital.

HEMORRAGIAS
•Pegue um pano limpo ou gaze seca e pressione o local firmemente;
•Uma atadura ou uma tira de pano qualquer que esteja a mão servirá para amarrar a compressa e deixá-la firme;
•Se o ferimento for nas pernas ou braços, levante-os pois a hemorragia será mais facilmente controlada.

ENVENENAMENTO OU INTOXICAÇÃO
•Não provoque o vômito;
•Guarde a embalagem do produto, restos da substância ou do material vomitado (se for o caso) para comunicar o médico;
•Se a vítima estiver consciente, leve-a ao pronto-socorro ou entre em contato com o Centro de Controle de Intoxicações do seu Estado ou município para obter orientação de um especialista. O número do Disque-Intoxicação do Ministério da Saúde é 0800-722-6001.

* FONTES: Guia SUS do Cidadão (www.saude.rj.gov.br), "Manual de Primeiros Socorros" (Núcleo de Biossegurança - Fundação Oswaldo Cruz), site Boa Saúde (http://boasaude.uol.com.br) e Prof. Dr. José Mauro da Silva Rodrigues (PUC - Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba -SP).