quinta-feira, 31 de março de 2011

Hoje, Missa de Entrega da 28ª Nucleação do MFC MACEIÓ

LACA PRECISA DE AJUDA!


No Brasil milhares de crianças vivem em abrigo, crianças que apesar da mais tenra idade já foi vítima de negligência, maus-tratos, abusos e outros tipos de violência.

Segundo estatísticas oficiais, 87% dessas crianças têm famílias; 7% dessas famílias estão desaparecidas; 4,6% são órfãos; e mais de 10 mil estão prontos para adoção.

As causas pelas quais essas crianças vão para os abrigos, são as mesmas em todo o Brasil: carência afetiva; abandono dos pais; vivência nas ruas; tráfico de drogas; trabalho infantil; mendicância, etc.

O drama dessas crianças é desconhecido pela sociedade. Afinal, elas não se rebelam e não incomodam, não votam e nem mostram seus rostos. Foi pensando nisso e tentando fazer diferença que um grupo de voluntárias do grupo 100% AMOR que já atuava há mais de 10 anos na Creche Adoção Municipal resolveu se unir e criar o LACA - LAR DE AMPARO À CRIANÇAS PARA ADOÇÃO.

O LACA - Lar de Amparo à Crianças para Adoção é uma instituição sem fins lucrativos e não governamental, que funciona através de doações voluntárias de pessoas e empresas. A finalidade maior é além de oferecer um lar provisório para crianças de 0 a 8 anos, agir como Grupo de Apoio à Adoção, agilizando seu retorno a família natural ou o seu encaminhamento a uma família substituta. O grupo acredita que abrigos devam funcionar como casas de passagens e não como depósitos de crianças.

A instituição, que fica na Rua Coronel Pacheco Ramalho, nº 219 – Pitanguinha, Maceió – AL, Telefone: (82) 3356-9061, se mantêm graças às doações de voluntários que pode ser feitas através de deposito bancário de qualquer valor na Caixa Econômica Federal – Agência: 2392 – Operação: 003 – Conta Nº 1530-2. O LACA também disponibiliza para Maceió, a opção de mandar recolher a doação no local indicado pelo doador.

A atual direção do LACA é formada pela diretora Margarida Maria G. Navarro, Vice-diretora Clariceana F. de Lucena, Secretária Executiva Eurides Maux de Carvalho, Secretária Institucional Cléopatra de Melo, Secretária Administrativa Tânia Lúcia R. Alves. O Conselho Fiscal tem como membros Paula Calheiros M. Gomes, Nadja F. dos Santos, Patrícia Maria L. de Souza. São Sócios Efetivos: Marlete de L. Soares, Lenita Andrade de O. Santos, Élida Lacet de L. Leão, Mary Jane Martins de Lucena, Maria Do Carmo G. Navarro, Cenira Santa Rita Santos, Maria Dilma P. Toledo e Aldeni Viana.

O LACA acredita que é possível mudar os destinos de crianças abandonadas e negligenciadas. As portas do LACA estão abertas à todos que desejarem conhecer a instituição e colaborarem com essa importante obra.

quarta-feira, 30 de março de 2011

MISSA DE ENTREGA DA 28ª NUCLEAÇÃO SERÁ AMANHÃ, NO ALDEBARAN

A coordenação-geral da 28ª Nucleação do Movimento Familiar Cristão de Maceió confirmou a realização da Santa Missa de Entrega da Nucleação, celebrada pelo Cônego João Neto, nesta quinta-feira, dia 31, às 20h30min, na Igreja do Aldebaran.

Dirigentes, assessores, coordenadores e membros das diversas equipes de trabalho ofertarão ao Senhor o trabalho e o empenho em mais uma missão a serviço do Pai.

A coordenação-geral convida a todos os mefecistas a participarem da Santa Missa de Entrega, e aproveita para pedir orações a todos àqueles que por algum motivo, não participarão desta Nucleação.

terça-feira, 29 de março de 2011

MFC PROMOVE VIA SACRA EM LIMOEIRO DE ANADIA

O MFC de Arapiraca em parceria com o MFC de Limoeiro de Anadia vai realizar com o apoio da Equipe Estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas a VIA SACRA que é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário, no Povoado Terra Nova, município de Limoeiro de Anadia, na sexta-feira, dia 15 de abril, a partir das 19 horas.

A VIA SACRA consiste em que os fiéis percorram a caminhada de Jesus ao carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário. A VIA SACRA é recomendada pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

O evento começa com o ato do LAVA PÉS que acontecerá defronte a entrada principal da Fazenda São Jorge, com todos sentados, som musical ao fundo e apenas tochas acessas.

Em seguida, dá-se inicio a VIA SACRA onde teremos no percurso de aproximadamente 2 Kms, cruzes de 2 metros de altura por 1,5 metros de comprimento e 15 centímetros de diâmetro, que estarão fixadas nas estações da VIA SACRA (a cada 133 metros), iluminadas pelas tochas conduzidas por fiéis.

A cada Estação haverá meditações e reflexões com o Padre Marlúcio, Pároco de Limoeiro de Anadia que celebrará no final a Santa Missa no Povoado Terra Nova.

Serão distribuídas aos participantes velas, tochas, retalhos de panos para serem colocados na cabeça. Todo o percurso será acompanhado de carro de som. No final da VIA SACRA haverá a partilha do pão

Segundo o coordenador do MFC Arapiraca, Eduardo Pordeus, o evento, terá a participação de pessoas vestidas nos trajes da época, relembrando os momentos vividos por Jesus Cristo. Eduardo Pordeus disse que membros e simpatizantes do MFC de Arapiraca participarão do evento.

Ônibus serão disponibilizados em Limoeiro de Anadia para facilitar o deslocamento da população até o local do evento. Espera-se mais de 500 pessoas vindas da cidade e povoados do município.

O MFC Alagoas disponibilizará aos mefecistas um ônibus de turismo, saindo de Maceió, às 13 horas, retornando após o termino do evento ao preço de R$ 30,00 (trinta reais), já incluso o jantar na Fazenda São Jorge. Os mefecistas que desejarem ir no ônibus devem manter contato com Vamberto e/ou Marly (Grupo Amizade). O número de vagas é limitado à capacidade do ônibus.

Será uma noite diferente, com integração, união, humildade e evangelização... Um momento inesquecível para aqueles que participarem.

segunda-feira, 28 de março de 2011

MFC MACEIÓ REALIZA ENCONTRÃO E ENTREGA TV LCD 42''


Mefecistas de Maceió reunidos no Clube da Cooperativa dos Usineiros
Aconteceu no domingo (27), no Clube dos Funcionários da Cooperativa dos Usineiros, em Jaraguá, o ENCONTRÃO DA 28ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ com dirigentes, assessores, coordenadores e membros das equipes de trabalho.

O ENCONTRÃO iniciou-se com a palavra do coordenador-geral, Rainey Marinho, que pediu a dedicação de todos neste importante serviço de evangelização. Rainey divulgou a programação oficial e forneceu informações importantes relativas a estrutura organizacional da 28ª Nucleação.

Para descontrair os participantes, dinâmicas de grupo foram realizadas com a participação dos presentes. Na grande plenária realizada, assuntos relativos à 28ª NUCLEAÇÃO foram debatidos e definidos.

No dia 31 (quinta-feira), às 20 horas, acontecerá a Santa Missa de Entrega, na Igreja do Aldebaran, celebrada pelo Cônego João Neto, com dirigentes, assessores, coordenadores e demais integrantes da família mefecista que trabalharão nas diversas equipes de trabalho da 28ª Nucleação.

Sr. Tarcisio Barbosa (camisa verde) recebeu a TV LCD 42'' no ENCONTRÃO
Durante o ENCONTRÃO a coordenação-geral do MFC MACEIÓ fez a entrega da TV  LCD 42’’ sorteada no ultimo dia 23 de março pela centena do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal. O ganhador foi o Senhor Tarcisio Barbosa, comprador do bilhete nº 602 e o vendedor do bilhete foi o casal Ailson e Simone (Grupo Caná da Galileia).

PRECISA-SE DE SANGUE "A+"

Dona Carmelita Simeão da Rocha, genitora da mefecista Rosana de Galdino, está internada no Hospital do Coração de Maceió e  precisa urgente do sangue tipo “A positivo”.

Quem puder doar é só se dirigir ao HEMOPAC (Rua Itatiaia, 96 – Farol) e dizer que está doando para Carmelita Simeão da Rocha.

Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e à vida. É uma oportunidade de ajudar sem interesse. É uma demonstração de solidariedade, de evolução espiritual. É um ato de fé e bondade.

Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue e necessitar da doação de alguém. A necessidade de sangue pode surgir em qualquer família, a qualquer momento. O sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação de um ser humano a outro.

A necessidade nos torna igual. Seja solidário, doe para receber!

SHOW "MPB-4" FOI UM SUCESSO!

Geraldo, Jan, Souza e Miltinho em Show do MFC Maceió

Na sexta-feira 18, a Equipe de Canto da 28ª Nucleação promoveu o Show MPB4 no Bar do Pelado, no Povoado Barra Nova (Litoral Sul), com o objetivo de arrecadar fundos para as Equipes de Canto e Paulo Apóstolo da 28ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ.

Jan, Miltinho, Souza e Geraldo iniciaram o show as 22 horas e só terminaram após a 1h30min da madrugada do sábado, sob o protesto das mais de 150 pessoas entre mefecistas, familiares e amigos, que lotaram o bar.

O show “esquentou” mesmo quando os quatro subiram juntos ao palco, por volta das 11h30min, cantando músicas de barzinho junto com a platéia. A animação e o clima de amizade já tradicional nos eventos do MFC foram a tônica da noite, com direito a pista de dança e comemoração de aniversariantes.

Os presentes foram premiados por um repertório que incluiu sucessos antigos e recentes de Roberto Carlos, Peninha, Geraldo Azevedo, Maria Gadu, Legião Urbana, Zeca Baleiro, entre outros, além de composições próprias.

Os artistas mefecistas estavam realmente em noite inspirada surpreendendo os presentes a cada música.

O show foi realmente SHOW!  A pergunta que ficou foi: Quando será o próximo?




domingo, 27 de março de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA - CLAUDIA DE ADRIANO

LITURGIA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA


Neste Terceiro Domingo da quaresma, somos convidados a não fechar o coração, mas ouvir a voz de Jesus, que se oferece como água viva para a nossa existência. A água, princípio de vida, é presença marcante na liturgia quaresmal. Ao participarmos da liturgia de hoje para celebrarmos a Eucaristia, aproximemo-nos de Jesus que é fonte de água viva para a vida eterna. Portanto, façamos como a samaritana que creu nas palavras que jorraram da fonte do coração de Jesus. Com a sede saciada a mulher saiu a anunciar o Cristo vivo de Deus.

3º Domingo da quaresma
1ª Leitura: Livro do Êxodo 17, 3-7
Salmo: 94
2ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5, 1-2.5-8
Evangelho: João 4,5-42 ou 5-15.19-26.39-42

EVANGELHO – João
Naquele tempo, Jesus chegou a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José. Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: "Dá-me de beber!" Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer. A samaritana disse a Jesus: "Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?" De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos. Jesus respondeu: "Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: 'Dá-me de beber', tu lhe pedirias, e ele te daria água viva". A mulher disse: "Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva? Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?" Jesus respondeu: "Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna". A mulher disse então a Jesus: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água"... Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis que em Jerusalém está o lugar em que se deve adorar". Jesus lhe respondeu: "Mulher, acredita-me: vem a hora em que nem nesta montanha, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade". A mulher disse-lhe: "Eu sei que virá o Messias (isto é, o Cristo); quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas". Jesus lhe disse: "Sou eu, que estou falando contigo".... Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus por causa da palavra da mulher que testemunhava: "Ele me disse tudo o que eu fiz". Os samaritanos foram a ele e pediram que permanecesse com eles; e ele permaneceu lá dois dias. Muitos outros ainda creram por causa da palavra dele, e até disseram à mulher: "Já não é por causa daquilo que contaste que cremos, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo".

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA PROF. DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
Tema: A humanidade tem sede de Jesus

A liturgia deste Domingo traduz muito bem o tempo penitencial e catecumenal da Quaresma. A temática é a da água, transformando-se em um fio condutor com que se descreve o itinerário do homem, desde sua sede até a fonte que contém água viva, a vida.

O povo da Samaria, de raça miscigenada em uma região que ficava entre a Judéia, ao sul, e a Galiléia, ao norte, era desprezado e evitado pelos judeus que se consideravam raça pura.

A finalidade desse texto é quebrar as barreiras que impedem os homens de se relacionarem. Essas barreiras podem ser de ordem religiosa, política e econômica. Nesse sentido, o evangelho de João dá um destaque particular ao povo samaritano, valorizando-o e colocando-o em contraposição aos judeus.

Assim temos, logo no inicio do evangelho, o contraste entre o chefe fariseu Nicodemos, um homem importante, que vai procurar Jesus na calada da noite e a mulher pobre samaritana que dialoga com Jesus em pleno meio-dia. Enquanto que Nicodemos não entende as palavras de Jesus a samaritana o entende e ainda vai chamar os moradores da cidade, os quais, acorrendo a Jesus, crêem nele e o acolhem.

Este longo e belo diálogo entre Jesus e a samaritana tem um estilo poético, tecido com inúmeros fios de simbolismo. A samaritana somos todos nós, sedentos em busca da fonte de onde podemos “tirar água”. Ela conhece o dom de Deus , acolhe a água viva, tem fé em Jesus, tem o amor de Deus derramado em seu coração na medida em que passa por uma transformação e conversão profunda.

A partir da água da fonte de Jacó, de grande importância nas tradições religiosas dos samaritanos, Jesus oferece à mulher a novidade da água viva do Espírito. Jesus fecha a questão, dizendo que chegará a hora dos verdadeiros adoradores de Deus, que irão adorar a Deus em espírito e verdade. Na seqüência do diálogo, a mulher pede a Jesus esta água viva e compreende o anúncio de Jesus, crendo nele. Vai, por sua vez, anunciá-lo ao povo que acolhe Jesus, e Jesus fica com eles por um tempo.

Então, podemos deduzir que do diálogo de Jesus com a samaritana brotam afirmações básicas para quem quer segui-lo de perto, ou seja:

1.         Jesus é a novidade absoluta. Ele não veio apenas para aperfeiçoar ou corrigir o que existia, mas proclamar o início de uma relação nova e profunda entre Deus e o homem;
2.         Jesus traz a verdade, isto é, a realidade anunciada por essa figura. O culto autêntico e definitivo revela-se na pessoa de Jesus;
3.         O primeiro passo da fé é reconhecer a superioridade de Jesus sobre leis, patriarcas e profetas de ontem e de hoje. Essa presença de Jesus perto do homem é viva e até incomoda, porque ele questiona a vida humana e não permite que o homem pergunte por Deus sem interrogar sobre o próprio modo de viver.

Com Jesus estão superadas as discriminações baseadas em crenças religiosas. Os verdadeiros adoradores de Deus o adoram em Espírito e Verdade. A ação missionária é o reconhecimento e a proclamação da presença de Deus em todos os valores de todos os povos e culturas.

A samaritana optou pelo dom de Deus, pela vida, experiência que a marcou a ponto de transformá-la em testemunha e missionária dessa mesma vida junto de seus concidadãos. Aproveitemos esta Terceira semana da Quaresma e façamos o mesmo.

ORAÇÃO
Pai, sacia a minha sede com o dom precioso da água viva que é Jesus. Dá-me a graça de reconhecê-lo e acolhê-lo, cheio de fé, e deixar minha vida ser transformada por ele. Que eu possa, como a samaritana, converter-me para anunciá-lo e testemunhá-lo em espírito e verdade. Amém.

HOJE, 79ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

sexta-feira, 25 de março de 2011

MFC MACEIÓ REALIZA ENCONTRÃO PRÉ-NUCLEAÇÃO NESTE DOMINGO (27)

No domingo, dia 27, a partir das 08h30min, os mefecistas que trabalharão na 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ se reunirão no Clube dos Funcionários da Cooperativa dos Usineiros, no bairro de Jaraguá, para o ENCONTRÃO que tradicionalmente acontece uma semana antes da Nucleação.

Participam do ENCONTRÃO todos os dirigentes, casais assessores, coordenadores, membros das equipes de trabalho e auxiliares de comunidade. A coordenação orienta que todos vistam a camisa do MFC durante o ENCONTRÃO e também durante a NUCLEAÇÃO.

O término das atividades está prevista para as 13h30min e as 10h00mim será servido um lanche partilhado e para isso a coordenação da Nucleação pede a colaboração de todos no sentido de levar refrigerantes, bolos, salgados, tortas, etc., para o lanche.

É importante que todos que trabalharão na 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ participem desse momento de integração, reflexão e preparação espiritual para a Nucleação que acontecerá de 1º a 3 de abril.

INSCRIÇÕES DE CASAIS PARA A NUCLEAÇÃO
O coordenador geral da 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, Rainey Marinho, agradeceu o apoio da família mefecista maceioense que intensificou os convites para que novos casais participassem da 28ª Nucleação, porta de entrada de novos irmãos no MFC.

A indicação de casais superou as expectativas da coordenação que se preparava para nuclear entre 30 e 35 casais e, até o presente, já tinham sido cadastradas 60 fichas de inscrição.

A solução encontrada pela coordenação foi à suspensão do recebimento de novas fichas de inscrição, e, após uma triagem, selecionar 40 casais participantes pela ordem de chegada. As indicações já recebidas e que não participarem da 28ª Nucleação terão prioridades na próxima Nucleação que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

quinta-feira, 24 de março de 2011

MFC MACEIÓ: SORTEIO DA TV LCD 42'' FOI ONTEM PELA LOTERIA FEDERAL

O Movimento Familiar Cristão de Maceió sorteou na noite de ontem, quarta-feira (23), pela centena do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal, uma TV LCD 42’’.  O bilhete sorteado foi o nº 602, vendido pelo casal Ailson e Simone (Grupo Caná da Galileia) e o ganhador foi o Sr. Tarcisio, morador do bairro Vergel do Lago.

O sorteio aconteceu no Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal em Luziânia/GO (Praça Nirson Carneiro Lobo, s/n, Centro - ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal)O valor arrecadado com a venda dos bilhetes será revertido para os trabalhos de evangelização e expansão do Movimento Familiar Cristão em Maceió.

Todas as ações dependem de verbas para serem realizadas e o custo financeiro é alto, necessitando sempre da colaboração da família mefecista.

O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER - Artigo de Deonira La Rosa


O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER

Rose Marie Muraro, em livro lançado com Leonardo Boff (2002), analisa os frutos positivos da recente ida da mulher ao mercado de trabalho e da maior permanência dos homens em casa.

Só no Brasil, afirma a autora, 22,5 milhões de homens cuidam da casa, enquanto a mulher que está empregada é obrigada a sair para trabalhar. À primeira vista, este fato parece prejudicial à família e à nação, entretanto, ao lado das desvantagens que traz, podem ser citadas muitas vantagens, as quais resultarão em grande benefício para a humanidade.

Ao entrar no domínio do privado, os homens passam a fazer o trabalho da casa junto com a mulher e a dividir o cuidado das crianças. E isso, a médio prazo, pode vir a ser a origem da mudança da estrutura psíquica de meninos e meninas, que passam a desenvolver uma intimidade com pessoas dos dois sexos: o pai e a mãe.

A pesada carga de ser a depositária do amor totalizante, que recai sobre a mãe na cultura patriarcal, passa agora a ser dividida com o pai.

A divisão do cuidado com os filhos, antes só materno, iguala pai e mãe aos olhos da criança. O pai passa a ser tão amoroso quanto a mãe. Por conseqüência, desaparece a figura da mãe todo-poderosa, a única criadora do amor e da vida. Em seu lugar surge um casal capaz de acabar com o tormento da criança que percebe uma separação entre os sexos, uma cisão entre o homem e a mulher.

Em terceiro lugar, começa a desaparecer a divisão das funções: para a mãe o amor, para o pai a rigidez.

Nesse novo contexto, o menino não reprimirá mais a emoção, nem sua inteligência será tão dissociada e impessoal. Poderá conservar mais o corpo, como faz a menina, e desenvolver um superego menos rígido.

A menina, por sua vez, se indentificará com um ser inteiro, pois a relação entre pai e mãe será de iguais e não de opressor/oprimido.

A mãe fará também a figura do pai de hoje, já que estando inserida no mundo do trabalho, torna-se um modelo criativo e com a inteligência mais desenvolvida.

Enfim, num futuro talvez próximo, os homens terão perdido o medo da entrega e da mulher e as mulheres não serão, como são no patriarcado, tão dependentes do homem idealizado.

As consequências disso podem ser incalculáveis. Meninos e meninas educados assim, numa sociedade pluralista, não achariam "natural" uma sociedade em que a mulher é inferior ao homem e, portanto, não veriam como "natural" uma sociedade autoritária e desigual, pois agora "natural" seria um mundo democrático, não-competitivo e de partilha. Estaria superada a relação opressor/oprimido, fundamental para o sistema competitivo que dura há mais de oito mil anos e se iniciaria uma fase pós-patriarcal.

quarta-feira, 23 de março de 2011

SURPRESAS EM MEU CAMINHO - ARTIGO DE RAINEY MARINHO

-
SURPRESAS EM MEU CAMINHO
-
Certo dia minha esposa Anamaria me chamou para participar de um movimento de casais. Falei a ela que já conhecia esse tipo de coisa muito bem. Vangloriei-me de ser TLCista, por isso me achava uma autoridade em movimentos leigos. Minha Ana tentou por dois anos e não conseguiu que, eu, comprasse a idéia de ser MFCista.

No final do segundo ano aconteceu o mais vergonhoso. Resolvi fazer o encontro e faltando dias, para não dizer dia, na prorrogação, 45 do segundo tempo, desisti. Minha sogra querida, Ana Lúcia e meu sogro Amauri que têm juntos quase 400 anos de movimento, olhavam para mim com um vazio no rosto e um sorriso “amarelo e de poucos dentes...” como dizia o poeta, que sinceramente cortava-me a alma.

Depois de três anos fui eu que, faltando uma semana, resolvi fazer o encontro. Não me perguntem por quê. Entrei completamente desconfiado, afinal de contas é muita gente sorrindo, pessoas cantando demais, alegria irradiando em excesso, e eu, fui ficando. No segundo dia já estava ambientado.

No decorrer do dia tive uma surpresa agradável, fui me sentindo mais e mais leve, se é que pode ser, todos que me conhecem sabem do que estou falando. Pois bem, fiquei repleto de algo que realmente não sentia há tempos. Para ser preciso, desde meus 18 anos.

Uma vontade enorme de viver e falar a todos que estava vivo.

Eu tinha voltado...

Não pensem que meu sentimento expresso em palavras se aplica a minha caminhada leiga interrompida. Não, era diferente, retornei através do MFC aos braços do Espírito Santo. Minha alma, meus amigos, refletia em meu sorriso o prazer de estar em casa. Deus preenche.

Quando Neto e Rita me chamaram para coordenar a Nucleação, foi o sentimento de agradecimento ao Movimento que me fez aceitar o pedido. Refleti e percebi que o melhor retorno que devemos dar ao MFC é a possibilidade de dar a outras pessoas a oportunidade de encontrar ou não com o Espírito Santo.

Nossa nucleação está próxima. Agradeço desde já o empenho de todos nesta caminhada. Aqueles que por ventura não estão participando, rezem por todos, nucleandos e equipes.

Façam uma grande corrente de pensamentos voltados à Casa dos Cursilhos e à Sede do Movimento. Silenciosamente, em nossas orações, vamos gritar aos anjos da guarda para proteger aqueles que de espírito e coração tentam dar sua pequena contribuição às famílias e ao reino de Deus.

“Que eu seja nas mãos do Senhor meu Deus um instrumento e que seja feita a sua vontade”.

Saúde e paz.

Deus conosco.

terça-feira, 22 de março de 2011

28ª NUCLEAÇÃO: Quantidade de inscrições supera expectativas e MFC suspende o recebimento de novas indicações.

Rainey Marinho, coordenador da 28ª Nucleação
MFC MACEIÓ
O coordenador geral da 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, Rainey Marinho, agradeceu o apoio da família mefecista maceioense que intensificou os convites para que novos casais participassem da 28ª Nucleação, porta de entrada de novos irmãos no MFC.

A indicação de casais superou as expectativas da coordenação que se preparava para nuclear entre 30 e 35 casais e, até a manhã desta terça-feira (22), foram entregues 50 fichas de inscrição preenchidas e a indicação de outros 10 casais que ficaram de entregar as fichas preenchidas até o inicio desta quarta-feira (23), totalizando 60 casais.

A solução encontrada pela coordenação foi a suspensão do recebimento de novas fichas de inscrição, e, após uma triagem, selecionar os casais participantes pela ordem de chegada. As indicações já recebidas e que não participarem da 28ª Nucleação terão prioridades na próxima Nucleação que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

“A vontade em dividir o presente que um dia recebeu, ao participar de uma Nucleação do MFC, foi a motivação principal para tantas indicações. Faremos o possível para nuclear o maior número possível de casais, infelizmente o espaço que dispomos para realizar a Nucleação não comporta um número maior de casais, e pedimos a compreensão de todos.” Concluiu Rainey Marinho.

REUNIÃO COM COORDENADORES DA 28ª NUCLEAÇÃO SERÁ NA QUINTA-FEIRA, DIA 24

A coordenação geral da 28ª NUCLEAÇAO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ informa que a reunião anteriormente marcada para o dia 23 (quarta-feira) com dirigentes e coordenadores das diversas Equipes de Trabalho, acontecerá na quinta-feira, dia 24, na Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara), a partir das 19h30min com a presença do Padre Manoel Henrique.

Nesta reunião, coordenadores e dirigentes definirão as providências necessárias para o ENCONTRÃO que acontecerá no domingo, dia 27, no Clube dos Funcionários da Cooperativa dos Usineiros, em Jaraguá (por trás do cemitério de Jaraguá), a partir das 8h30min e com termino previsto para as 13h30min.

CORREIO MFC BRASIL Nº 260

A PRAÇA
Helio Amorim
 Movimento Familiar Cristão
Rio de Janeiro - RJ

Os ditadores eternizados no poder pela repressão e torturas esqueceram de cercar as suas praças para impedir que o povo descobrisse essa arma poderosa. A praça foi usada, quase simultaneamente, na Tunísia, Egito, Líbia, Iêmen, Bahrein, Arábia Saudita, para derrubar ou fragilizar esses regimes odiosos de poder absoluto que desconhecem direitos humanos. O povo deve obedecer, calar, agradecer aos seus tiranos por estarem vivos e não irritá-los com reclamações de mal agradecidos.

Descoberto pelo povo o poderio da praça, ela foi invadida naqueles países, numa sucessão de manifestações atrevidas e imprevistas, surpreendendo seus algozes poderosos e bilionários, até então tranquilos em seus palácios, com suas contas bancárias protegidas em paraísos fiscais seguros. Na Jordânia, a praça derrubou ministros em poucos dias.

Os que ainda resistem nos seus tronos enfrentam a deserção de aliados de sempre, países ávidos de petróleo que os deixa cegos a violações dos direitos da população pelos donos das jazidas gordas. As deserções européias e norte-americanas de apoio interesseiro são espertas. Mas a Líbia tem a honra de receber uma frota americana ameaçadora nas suas águas mediterrâneas. Chegam os recados exigindo renúncia imediata do ditador. E no reino saudita não se mexe. O rei promete aumentar a produção do seu óleo negro para compensar o bloqueio ao óleo líbio que abastece parte do apetite europeu. Em ação inédita, o saudita envia forças militares para desocupar a praça invadida pelo povo revoltado no vizinho Bahrein, para evitar o contágio da irritação popular. Para acalmar o seu próprio quintal, o xeque saudita adota um curioso modelo de suborno coletivo. Manda distribuir cheques generosos a todas as famílias do seu reino. Não chega a arranhar a sua fortuna pessoal de tamanho incalculável. A praça fica vazia. O líbio imita esse interessante calmante, formam-se filas para receber dinheiro vivo, mas ainda sem resultado, no seu caso. Ainda há praça ocupada no leste do país por cidadãos que não aceitam a propina e permanecem os canhões incômodos no Mediterrâneo.

Esse abalo vigoroso nas estruturas de poder sem limites nessas regiões é agora obscurecido por outro abalo de proporções catastróficas no Japão. O terremoto de 9 pontos seguido de tsunami de dimensão sem precedentes, arrasa cidades, mata cerca de 10 mil adultos, idosos e crianças, muitas crianças, em poucas horas de horror. Também por lá a praça é importante, desta vez como refúgio de gente como a gente.

Todos os espaços estão cobertos de tendas armadas às pressas por governo prudente de país assolado periodicamente por esses destemperos da natureza. Mas agrega-se em seguida o terror nuclear.

Usinas se derretem em fogueiras assustadoras. A radioatividade se espalha com os ventos. São retirados todos os sobreviventes num raio de 30 quilômetros ao redor das usinas. A irradiação nuclear chega longe, em Tóquio as famílias são orientadas a ficar em casa com as janelas fechadas. Ruas vazias na trepidante capital. Revive-se a memória dos ataques criminosos em Hiroshima e Nagasaki, com 260 mil mortos e número incalculável de feridos para sempre pela irradiação.

Não ocorrem explosões como os cogumelos desse crime, mas a irradiação nuclear é estimada como 100 vezes mais potente que aquelas bombas.

Impressionam os rostos japoneses impassíveis, conformados pelo sofrimento nessas e outras antigas tragédias.

O mundo horrorizado volta sua atenção assustada para as suas próprias ameaças. A França tem 90 por cento de sua energia gerada por usinas nucleares, espalhadas por todo o país. Muitos outros países, sem alternativas aparentes, apelam para os átomos enlouquecidos em torres de concreto armado. A Ucrânia recorda a sua Chernobyl.

O Brasil... Bem, aqui chegamos. Temos dois reatores funcionando e um em construção em Angra dos Reis. Os moradores da cidade já devem estar inquietos. A defesa civil tenta acalmar a população mas confessa que as vias de fuga são sujeitas a deslizamentos de terra.

O ministro confrontado com a tragédia nipônica se apressa em confirmar a programação de dezenas de outras usinas espalhadas pelo país rico em águas, ventos e sol.

A tragédia de Fukushima deve levar o povo brasileiro à sua praça, como fez antes, desta vez não tendo ditadura ou corrupção a derrubar, mas para questionar a solução nuclear e brigar pela eólica, solar e biomassa como complemento da hidrelétrica.

Há tempo para reversão do taxativo anúncio ministerial. Pode ser preço demasiado elevado para manter o crescimento econômico do país que talvez não precise de átomos pouco confiáveis.

segunda-feira, 21 de março de 2011

SIN – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC É SUCESSO E JÁ DEIXOU SAUDADES

No domingo (20), com um delicioso café matinal preparado carinhosamente pela Equipe Cidade Curitiba do Movimento Familiar Cristão – MFC, iniciou-se o último dia do SIN – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC que aconteceu na Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba, Paraná.

Depois de alimentados, os dirigentes do MFC de todo o Brasil assistiram a espiritualização do CONDIR NORTE, seguido do momento de formação com a palestra “ESCATOLOGIA CRISTÔ com o professor da PUC/PR, Mario Antonio Betiato que tratou do futuro absoluto e das verdades na caminhada da fé.

Ainda na manhã do domingo, a coordenação nacional do MFC apresentou aos dirigentes mefecistas o MFC BRASIL NOTÍCIAS, blog informativo de notícias do Movimento Familiar Cristão, projeto do mefecista Jorge (MFC/AL) com a finalidade de divulgar o que acontece no MFC de todas as cidades onde houver uma Equipe Base do MFC. “Somos um movimento que faz notícia todos os dias e precisamos divulgar o que fazemos para o Brasil e o mundo. Não podemos ficar no anonimato, é necessário divulgar o que o MFC faz para que possamos ficar mais conhecidos e termos as nossas ações reconhecidas”. Disse Jorge, responsável pelo projeto do blog que será o portal de notícias do MFC BRASIL.

Os mefecistas de todos os recantos brasileiros devem enviar suas notícias para publicação no portal através do email: mfcnoticias@gmail.com ou através do Site do MFC BRASIL.

Após o almoço que foi servido no próprio local, os CONDIR’s - Conselhos Diretores Regionais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul se reuniram com o objetivo de avaliar o desempenho do MFC nos estados, estabelecerem metas e trocarem informações referentes às atividades mefecistas no âmbito de suas jurisdições.

O SIN foi concluído com a espiritualização do CONDIR CENTRO-OESTE e o almoço.

O SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC foi uma determinação da Assembléia Geral Nacional (AGN) que aconteceu em Vila Velha, após o 17º Encontro Nacional e teve a finalidade de reunir os dirigentes de todas as regiões do Brasil. No mesmo período aconteceram as reuniões do Conselho Diretor Nacional (CONDIN), Conselho Diretor Regional (CONDIR), Conselho Fiscal, Tesoureiros Estaduais e Regionais, e da ala jovem do MFC.

Os participantes do SIN foram unânimes em dizer que o evento foi um sucesso e que esse momento de integração produzirá bons frutos para toda a família mefecista brasileira.

Representando Alagoas participaram do SIN os alagoanos, James (coordenador estadual e regional), Jorge (comunicação estadual e regional), Suely (membro do Conselho Fiscal) e Paulinne (jovem).

ANIVERSARIANTE DO DIA - SÉRGIO DE EVELYNE

ENCONTRÃO DA 28ª NUCLEAÇÃO SERÁ DOMINGO, 27

No próximo domingo, dia 27, a partir das 08h30min, os mefecistas que trabalharão na 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, se reunirão no Clube dos Funcionários da Cooperativa dos Usineiros, em Jaraguá (por trás do cemitério de Jaraguá) para o ENCONTRÃO que tradicionalmente acontece à véspera da Nucleação.

Participam do ENCONTRÃO todos os dirigentes, casais assessores, coordenadores, membros das equipes de trabalho e auxiliares de comunidade. A coordenação orienta que todos vistam a camisa do MFC durante o ENCONTRÃO e também durante a NUCLEAÇÃO.

O término das atividades está prevista para as 13h30min e as 10h00mim será servido um lanche coletivo e para isso a coordenação da Nucleação pede a colaboração de todos no sentido de levar bolos, salgados, tortas, etc., para o lanche.

É importante que todos que trabalharão na 28ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ participem desse momento de integração, reflexão e preparação espiritual para a Nucleação que acontecerá de 1º a 3 de abril.

domingo, 20 de março de 2011

SÁBADO MOVIMENTADO NO SIN

Aparecido Isabel Massi

O sábado foi movimentado para os mefecistas participantes do SIN – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DO MFC que acontece em Curitiba – Paraná com a presença de mefecistas de todos os estados brasileiros.

Com um saboroso café matinal os mefecistas iniciaram os trabalhos, seguindo após, para o auditório da Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê onde aconteceu o momento de espiritualização do Condir Sudeste.

Na sequência do SIN, houve o momento de formação, onde o engenheiro e teatrólogo Aparecido Isabel Massi fez uma palestra que proporcionou aos participantes momentos de descontração, reflexão e muita emoção.

Arthur Diniz
Ainda no sábado aconteceu a apresentação dos Conselhos Diretores Regionais (CONDIR’s) e suas respectivas Coordenações Estaduais, onde foram relatadas as características de atuação do MFC local, suas metas para o triênio, etc.

O ponto forte da manhã foi a palestra de Arthur Diniz, responsável pela contabilidade do MFC que repassou informações importantes para os dirigentes do Movimento Familiar Cristão do Brasil.

Reunião CONDIN
Reunião Conselho Fiscal
Após o almoço, os dirigentes mefecistas participaram da reunião do Conselho Diretor Nacional (CONDIN) com a presença de coordenadores regionais do Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Paralelamente a reunião do CONDIN, reuniram-se os tesoureiros estaduais e regionais com o Conselho Fiscal do MFC BRASIL.

Missa
Dando sequência ao SIN, aconteceu a Santa Missa celebrada por Frei Davi (assessor eclesiástico do CONDIN) e co-celebrada por Padre Arnaldo (assessor eclesiástico do CONDIR/NE).

O sábado foi concluído com o jantar e apresentação de um show musical.